Câmara dos Deputados aprova Impeachment de Dilma Roussef
BRASÍLIA – A Câmara dos deputados aprovou ontem a noite o pedido de Impeachment conta Dilma Rousseff. O pedido deve seguir ainda hoje para o Senado. Os próximos passos serão os seguintes. O Senado terá que criar uma comissão com 21 parlamentares, que vão discutir o assunto. O relator terá prazo de 10 dias para aceitar ou não o processo. O parecer dele deverá ser votado na comissão e no plenário do Senado, seguindo o mesmo rito que ocorreu na Câmara.
Se o processo de impeachment for aprovado no Senado, Dilma será notificada e finalmente, afastada da presidência por até seis meses. O vice-presidente Michel Temer assumirá o País. Nesse período, a presidente poderá se defender. Se aprovado no Senado, o Impeachment será julgado pelo Supremo Tribunal Federal. 54 dos 81 senadores devem votar pelo Impeachment. Detalhes no bloco de reportagens. Um ônibus de Água Boa fretado pelo Sindicato Rural levou cerca de 40 produtores rurais e sindicalistas para a capital federal. O ônibus retornou por volta da 10hs desta manhã.
=====
BRASÍLIA - Começou por volta de 17hs 45min de hoje, a histórica sessão da Câmera dos Deputados em Brasília que vota o Impechment contra a presidente Dilma Rousseff.
É um fato histórico, pois algo parecido só ocorreu nos anos 90 quando o então presidente Fernando Coollor de Mello foi cassado pelo Congresso. Manifestações ocorrem em 24 capitais brasileiras e no Distrito Federal, a favor e contra o governo. A votação tem expectativa de demorar mais de 5 horas.
O Impeachment só seguirá para o Senado Federal se 342 deputados federais votarem nele. O governo se salva com 172 votos. Por enquanto, a proporção de votos é amplamente favorável ao Impeachment, na proporção de 3 x 1. Menos de 20 deputados ainda não votaram. Pelo menos 511 deputados estão presentes.
Com 5 horas e 25 minutos de votação, os deputados federais aprovaram o pedido de Impeachment contra Dilma Rousseff. Governistas já pensam em acionar o STF contra o Impeachment.
Agora, o processo do Impeachment seguirá para o Senado Federal que criará uma comissão epecial para analisar a matéria. Seo Senado aprovar também o pedido de Impeachment, entao Dilma será afastada do poder, assumindo em seu luar, o vice, Michel Temer. Então, o presidente do STF assumirá os trabalhos.
Votação: SIM-354 NÃO-139 ABSTENÇÃO-6