Featured

Gestora do Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus relata detalhes sobre o contágio de pacientes

Atualizada dia 16 jul

 

coronavirusÁGUA BOA – Outra entrevistada hoje é Odeny Pérego, gestora do Comitê de Combate ao Coronavírus na cidade.

A grande preocupação das pessoas é sobre a forma de contágio da Covid-19. Odeny vai contar sobre os dados já levantados até agora pela Secretaria de Saúde, e quais as formas de contágio relatadas pelos pacientes.

Odeny declarou que todos os pacientes confirmados relataram que estavam respeitando as regras estabelecidas, e mesmo assim foram infectados. Ela salientou ainda que os pacientes não sabiam relatar se tiveram contato com outras pessoas doentes.

Foi relatado também sobre a preocupação dos infectados em terem contraído o coronavírus a partir de pessoas assintomáticas. Diante desse quadro, a gestora do Comitê voltou a apelar a população para que respeitem as regras de distanciamento social, evitando aglomerações e redobrando os cuidados com a higiene pessoal.

A entrevista com Odeny Pérego será apresentada daqui a pouco, às 12hs 20min no Repórter Interativo.

 

================================= 

ATUALIZADA DIA 20 MARÇO 2020

 

ÁGUA BOA – A Vigilância em Saúde do município promoveu ontem uma ação de orientação no Terminal Rodoviário da Cidade.

O objetivo era orientar pessoas que vieram de fora sobre as precauções para evitar a contaminação pelo coronavírus. A informação é da Coordenadora do Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus.

Odeny Pérego ressaltou que eram passageiros vindos do exterior e de áreas de risco para coronavírus. Essa ação é meramente preventiva e de orientação. Ela ressaltou que até hoje cedo, não há nenhum caso suspeito da doença no município.

Ela continua solicitando que a população em geral evite contato com outras pessoas, e que cada um continue desenvolvendo suas atividades normais de proteção e higiene pessoal.

Odeny alerta ainda que espalhar notícias falsas deveriam ser evitado, para não criar um medo na população menos informada.

 

================================= 

 

ATUALIZADA DIA 19 MARÇO 2020

 

ÁGUA BOA - Na semana que vem as aulas nas escolas em Água Boa estarão suspensas temporariamente. Será antecipado o período de férias previsto para o mês de julho desse ano, como forma de tentar controlar a entrada do coronavírus.

Odeny Pérego que coordena o Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus advertiu porém, que os estudantes devem ficar em casa, e não se aglomerar em praças e outros locais públicos.

Em entrevista exclusiva à Interativa, ela disse que as aulas foram suspensas justamente para evitar aglomeração de público, causa mais comum para o contágio por coronavírus. Odeny alerta que os pais devem instruir seus filhos a ficarem em casa e não perambularem pelas ruas.

Nas escolas municipais, estaduais e particulares, existem cerca de 6.800 alunos matriculados no ensino fundamental e médio. O uso de tereré ou chimarrão nesse período é desaconselhado.

Já as mães com filhos frequentando creches, recebem outra indicação para que não levem os filhos para as babás ou creches particulares. Segundo Odeny, isso não ajudaria em nada, mas somente seria foco de possível transmissão do vírus.

Ela sugeriu que as mães façam acerto com os patrões para levar os filhos junto para o local de trabalho. Odeny destacou que isso é uma medida temporária, e cada um precisa usar criatividade.

Segundo ela, trata-se de medida de prevenção e precaução para a saúde de todos.

 

====================================== 

ATUALIZADA DIA 18 MARÇO 2020

 

odeny peregoÁGUA BOA – A cidade está prestes a receber estudantes que estão em outros países, como paraguaia, Argentina e Bolívia, e de cidades brasileiras.

Acontece que naqueles países, foi decretada a suspensão das aulas. Os estudantes estão retornando para suas famílias, mas estão vindo de países com casos confirmados de corona vírus.

A Coordenadora do Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus ressaltou que as medidas de prevenção valem para essas pessoas.

Odeny Pérego salienta que pessoas vindas de outros países e cidades brasileiras onde existe infecção por coronavírus, são orientadas a permanecer em casa para evitar possível contágio de seus familiares aqui.

Porém, se o estudante já vem com quadro de suspeita de coronavírus, precisa ficar isolado e também deve procurar o PSF mais próximo.

 

================================ 

ATUALIZADA DIA 17 MARÇO 2020

dr celso Dr. Celso Teixeira, diretor clínico do Hospital Regional Paulo Alemão concederá entrevista exclusiva à Rádio Interativa. Será daqui a pouco, ás 12hs 30min.

Ele falará detalhes a respeito do Coronavírus, da imunidade, e os preparativos para a possível infecção de doentes na região.

O Hospital Regional Paulo Alemão já fez mudanças importantes para se preparar para a entrada do corona vírus. Primeiro, foram realizadas reuniões internas para esclarecimento de todos os servidores da unidade hospitalar. As visitas aos pacientes foram canceladas provisoriamente, já que uma pessoa infectada pode introduzir a doença as pessoas já debilitadas ali internadas.

Ele lembra que os primeiros suspeitos com sintomas do corona vírus devem merecer uma consulta ao PSF mais próxima da sua casa, e não ao Hospital. O paciente somente internará o hospital em casos necessários. O preferível é o isolamento domiciliar, já que muitos pacientes tem apenas febre, tosse e outros sintomas menos importantes. Os casos mais graves que necessitarem de especialidades, esse sim, serão internados no hospital.

Assim que começarem a surgir casos suspeitos de corona vírus com internação, o hospital poderá cancelar aquelas cirurgias e exames eletivos, considerados não graves. O atendimento às consultas no hospital também mudou. Doravante, as pessoas terão que aguardar na recepção da unidade até a hora de atendimento, para evitar aglomeração de pessoas. Havendo necessidade de transferência, o próximo hospital de referência é o Júlio Müller em Cuiabá.

======================== 

corona 1ÁGUA BOA - Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 16/03, a segunda reunião das autoridades em saúde do município com a participação do Escritório Regional de Saúde, Hospitais da cidade, laboratórios e representantes dos Postos de Saúde do município.

Em pauta, as ações que vão preparar o setor da saúde no caso do surgimento de pacientes infectados pelo corona vírus. Odeny Pérego assumiu o Comitê Municipal de combate ao corona vírus. Ela disse que os principais sintomas da doença são febre, tosse seca, dificuldades para respirar, entre outros.

Os sintomas são confundidos com a gripe simples, SARS (Síndrome Respiratória Grave), Influenza ou H1N1. Porém, Odeny ressalta que a pessoa com esses sintomas só pode ser considerada suspeita para corona vírus se ela viajou para o exterior ou teve contato com pessoas infectadas que estiveram em outros estados.corona 2

Sendo assim, a pessoa deve procurar o PSF para coleta de exames e medicação para o caso. Nesses casos, a pessoa também deve ficar em isolamento doméstico, evitando principalmente contato com os familiares ou com objetos compartilhados. As ações de higiene pessoal como limpeza constante das mãos mediante água e sábado são fundamentais para evitar a propagação do vírus.

Quando não tiver condição de lavar as mãos, pode ser usado o álcool com gel. As pessoas com esses sintomas parecidos com a gripe não devem procurar o Hospital Regional Paulo Alemão, que é referência para casos mais graves. O primeiro atendimento deve ser no seu PSF.

corona 4A transferência para o Hospital ocorre só em casos mais sérios, já que o principal é deixar a pessoa em isolamento. Para casos graves, o Hospital Regional está se preparando, já que são necessários vários cuidados, como isolamento e respiradores, já que a doença ataca o sistema respiratório. A pessoa ainda pode entrar em contato com o vírus sem desenvolver a doença, desde que esteja com a imunidade boa.

Odeny Pérego salientou que as pessoas não devem ficar com pânico, já que quem estiver com a imunidade em alta, pode até contrair o vírus e nem desenvolver sintomas. O vírus ataca mais pessoas idosas ou quem estiver com imunidade em baixa. Por isso, ela desaconselha aglomeração de pessoas nos próximos dias, até vermos o comportamento do vírus na região.

A coleta de material de pessoa suspeita com corona vírus deve ser remetida ao Lacen – Laboratório Central de Cuiabá em 24 horas. O período de incubação do vírus vai até 15 dias, o que exige longo isolamento dos suspeitos. Quem deve usar máscara não é a família toda, mas apenas a pessoa com suspeita da doença.

Nesse caso, ela desaconselha a compra de grande quantidade de máscaras. Ressaltou que se cada um fizer sua parte se protegendo, poucas pessoas serão infectadas com o vírus. Até agora, não há nenhum caso confirmado de corona vírus na região, apensa um suspeito em Nova Xavantina.

O material depois de passar pelo crivo do LACEN, é enviado para o Instituto Adolfo Lutz em São Paulo, e a demora para o resultado é de até 7 dias. Laboratórios particulares disseram que poderiam fazer o exame particular, mas que custaria em torno de R$ 1.200,00. Porém, não conseguem mais comprar os produtos necessários por falta de fornecedor.

Por isso, o exame do corona vírus só será ofertado pelo SUS. Todo o sistema de saúde do município, a partir dos agentes de saúde estarão envolvidos no rastreamento de casos suspeitos, bem como na transmissão de informações para esclarecimento da população.

Os trabalhos eletivos em grupos serão paralisados no momento, para dar atenção a possibilidade de expansão da epidemia de corona vírus.

 

==================================== 

ATUALIZADA 16 MARÇO 2020

 

unoparÁGUA BOA/QUERÊNCIA -  Por conta dos desdobramentos da disseminação do Coronavírus (COVID-19), a UNOPAR tomou a decisão de suspender as atividades presenciais dos polos parceiros, até o dia 23/03.

A medida vale também para a Unopar em parceria com a Cathedral de Água Boa. A faculdade manterá atendimento das 14hs às 20hs. Já as inscrições áo Vestibular Unopar podem ser feitas também pela internet, no site da instituição.

O polo da Unopar Querência também seguirá as recomendações da medida. Os alunos foram comunicados via e-mail, mensagem no Ambiente Virtual do Aluno (AVA) e SMS.

A suspensão das aulas é uma forma de ajudar a prevenção e proteger a saúde de todos os envolvidos no sistema de educação.

O diretor da Faculdades Cathedral de Água Boa, Luis Cesar de Lara Pinto Filho recomendou que todos continuem com ações de proteção individual mediante as regras básicas de higiene.

Daqui a pouco, ás 16hs, no Centro Municipal de Saúde, as principais autoridades na área da saúde de Água Boa e dirigentes dos hospitais participarão de encontro para traçar as estratégias de atuação no caso de o vírus ser detectado no município.

 ==================================================

Atualizada 

coronaÁGUA BOA – O Colégio JMJ tomou medidas preventivas diante do surgimento da pandemia do coronavírus. Foram colocados à disposição dos alunos, vários frascos de álcool gel em alguns pontos da escola. Além disso a direção e professores do JMJ estão instruindo os alunos a trazerem de casa sua garrafa para consumo de água, evitando o uso dos mesmos objetos compartilhados.

– Em meio a proporção que se tornou o Corona Vírus, nossa equipe de reportagem fez um levantamento em relação às orientações que a Secretaria de Educação do Município está repassando aos alunos das escolas municipais. Segundo a secretária Silvia de Almeida Silva a orientação está sendo feita através de vídeos educativos repassados aos professores.

Cada professor repassa instruções em sala de aula. Nas creches a preocupação é em melhorar a higiene orientando sobre o uso do álcool gel. Porém, nas escolas municipais não foi colocado álcool gel à disposição dos alunos.

– O movimento nos mercados da cidade em busca do álcool gel triplicou. Um dos grandes mercados não tem mais o produto e não está encontrando fornecedor com estoque. O outro mercado possui estoque pois havia comprado na semana passada. O produto está sendo comercializado a R$ 25,00, mas teve aumento de preço nos últimos dias.

Em algumas farmácias de Água Boa, o estoque de máscaras acabou. Houve aumento significativo no preço do produto depois do surgimento do coronavírus. O álcool gel ainda está disponível nas farmácias, ao custo médio de R$ 25,00.

A única medida radical em Água Boa foi tomada pela Secretaria Estadual da Segurança Pública, normatizando as visitas aos mais de 500 reeducandos da Penitenciária Regional Major Zuzi.

Veja matéria aqui - https://noticiasinterativa.com.br/internet/14705-secretaria-estadual-da-seguranca-publica-reduzira-visitas-nos-presidios-de-mt

 

============================================= 

Publicado dia 15 de março - Coronavírus assusta o país

Final de semana com notícias que pela primeira vez parece que começaram a chocar algumas pessoas da sociedade: o avanço do coronavírus é inadiável. Mato Grosso ao natural, não tem capacidade hoje de fazer frente aos graves problemas de saúde hoje existentes, mas ainda se avizinha o perigo do coronavírus.coronavirus

Agora a pouco (15 de março), o governo federal confirmou a existência de 200 casos de coronavírus, além de centenas de outros casos suspeitos que aguardam por resultados de exames laboratoriais para descarte ou confirmação.

Rio de Janeiro e São Paulo são os campeões de casos confirmados e suspeitos. Porém, devagarzinho, o coronavírus parece se espalhar por todos os rincões brasileiros.

China, Itália, Espanha, Irã e outros países choram há semanas por seus entes queridos. País de primeiro mundo, a Itália demorou para acordar e agora, vê seu sistema de saúde exaurido, sem poder atender a todos os doentes. Lá são quase 2 mil mortos.

Goiás, estado que faz divisa com o leste de Mato Grosso correu na frente e já anunciou o fechamento de escolas públicas e particulares a partir desta segunda-feira. Mas o Mato Grosso, timidamente, anunciou apenas neste sábado 14/03, que as visitas aos presídios serão reduzidas a partir de segunda-feira, 16 de março,

Na China, a doença apareceu em dezembro, e apenas 3 meses depois, com ações enérgicas, a doença entra em declínio na questão da propagação do vírus. Mas deixou 80 mil infectados e mais de 3 mil mortos.

No Brasil, alguns estados já estão tomando decisões que levam a população a evitar aglomerações. Na Europa, vários países fecharam as fronteiras, como Alemanha, França, Itália, ou pediram que os cidadãos ficassem em casa, como é o caso de Portugal e Espanha. Até a Cidade do Vaticano, berço da fé católica, declarou que as festividades da Semana Santa não terão liberdade na famosa Praça de São Pedro. Pura precaução.

Nas crianças, adolescentes e adultos jovens, o coronavírus praticamente não faz vítimas, mas esses em contato com os idosos, tem levado a tragédia aos lares dos anciãos. Por isso, na Europa, a letalidade do vírus é maior do que na China, berço da doença.

O Brasil entrará no inverno, quando as doenças respiratórias normalmente são maiores no sul, por causa das chuvas e do forte frio. No Centro Oeste, o mesmo ocorre por causa da baixa umidade do ar e da estiagem.

Há infectados em 14 estados do Brasil e no Distrito Federal, mas 68% dos casos estão localizados em São Paulo. O governo paulista já trabalha com a hipótese de que até 400 mil pessoas possam ser infectadas pelo coronavírus, mas a grande maioria sequer terá sintomas que indiquem o víruis. A minoria, porém, de 3% ou 4% dos pacientes, pode se tornar vítima fatal, por causa das complicações.

As redes sociais podem e devem colaborar primeiro, não compartilhando conteúdo que induza ao medo e pânico, e segundo, reforçando apenas as medidas preventivas. O coronavírus pode ser transmitido por meio de mãos, lábios e outras partes do corpo contaminadas em contato com pessoa sã. Por isso, nesses dias, beijos, apertos demão e abraços são desaconselhados, por questão de prevenção mútua.

Além disso, tossir perto de outras pessoas e mesmo falar pode levar pequenas partículas de saliva contaminada carregando o vírus. Por isso, devemos ter ainda mais a consciência de ao tossir ou falar, não nos aproximar do semelhante para proteção da vida. Não podemos compartilhar objetos de uso pessoal como copos, facas, garfos e toalhas.

Idosos, diabéticos e hipertensos estão nos grupos de pessoas com maior risco a contrair o vírus, justamente por sua condição de saúde fragilizada. Portadores de outras doenças graves devem permanecer isoladas enquanto perdurar a pandemia do Covid-19.

Coronavírus é o nome de uma grande família de vírus que tem uma estrutura em formato de coroa, conhecida desde 1960. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).

A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de Covid-19. Ela foi descoberta no final de dezembro de 2019, na China. A primeira morte foi registrada em 9 de janeiro.

Coronavírus é o nome de uma grande família de vírus que tem uma estrutura em formato de coroa, conhecida desde 1960. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).

A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de Covid-19. Ela foi descoberta no final de dezembro de 2019, na China. A primeira morte foi registrada em 9 de janeiro. Por contato físico, quando essas gotículas com o vírus alcançam mucosas do olho, nariz e boca por meio de beijos e abraços. Contato com maçanetas de portas, corrimão e outros locais de uso comum podem infectar as pessoas.

Sintomas: Tosse seca, febre e cansaço são os principais sintomas, mas alguns pacientes podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia.

Prevenção: Higienizar as mãos e superfícies, como móveis e corrimão, são as principais formas de se prevenir contra o novo coronavírus. Mesmo com as mãos limpas, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Além disso, é preciso limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

O uso de máscaras é mais recomendado para quem estiver em contato com alguém com sintoma gripal ou para quem for viajar para áreas de risco de contaminação. Vale lembrar que as máscaras descartáveis devem ser trocadas a cada duas horas.

O Ministério da Saúde alerta também para que não seja feito o compartilhamento de itens pessoais, como talheres e toalhas. Também é recomendável manter a uma distância mínima de um metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo.

Não existe tratamento específico contra a Covid-19. Os pacientes infectados recebem uma medicação para aliviar os sintomas. Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento indicado é repouso e consumo de bastante água. Os médicos costumam aplicar medicamentos para controlar a febre e a dor, quando estas aparecem.

Os cientistas ainda não têm essa resposta. Há notícia de um caso de reinfecção no Japão: uma mulher pegou o novo coronavírus por duas vezes.

Ainda não há um percentual oficial de letalidade da Covid-19, segundo Nancy Bellei, infectologista, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Embora ainda não exista esse percentual oficial, até a última atualização desta reportagem a taxa de letalidade era de 3,5% dos casos confirmados na China, primeiro país a registrar casos da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Já fora da China, a taxa registrada foi de 1,6%.

Em Mato Grosso, as autoridades eleitas pelo povo devem começar a se preocupar com o fato. Até o Tocantins já anunciou fechamento das escolas públicas como primeira forma para evitar a propagação do vírus.

Para evitar o vírus, é bom manter a imunidade em alta, com alimentação o mais natural possível, descanso regular de no mínimo 7-8 horas de sono por noite, fazer exercícios físicos, evitar situações prolongadas de estresse. Abuse das frutas cítricas, iogurte natural, vegetais verde-escuros, mel, castanha do pará, e evite os lanches rápidos (fast-food).

Confira Mais Notícias