Featured

Doentes com hanseníase sem medicamentos - Ministério da Saúde explica

EXCLUSIVO - Pacientes com hanseníase estão reclamando da falta de medicamentos para prosseguir com o tratamento em nossa cidade. Nossa reportagem fez contato com o Ministério da Saúde sobre o tema.

A Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde enviou as eguinte resposta:

Min saude hanseniase"O Ministério da Saúde informa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibiliza, por meio de doação, a poliquimioterapia (PQT) paucibacilar e multibacilar para o tratamento da hanseníase e a clofazimina para as reações hansênicas crônicas. Já os demais medicamentos rifampicina 300mg, rifampicina 20mg/mL, minociclina 100mg, ofloxacino 400mg, pentoxifilina 400mg, prednisona 5mg, prednisona 20mg e talidomida 100mg, são adquiridos de forma centralizada pela pasta. Em junho de 2020, o Ministério da Saúde encaminhou aos estados medicamentos suficientes para abastecimento da rede pública até o final de outubro de 2020.

As doações são planejadas com antecedência de um ano - considerando critérios epidemiológicos e dados de estoque -, e os quantitativos são destinados para atendimento dos pacientes que estão em tratamento e de casos novos diagnosticados.

Entretanto, em função de problemas técnicos na produção do insumo farmacêutico ativo da dapsona – que levou à paralisação da produção de PQT – e de dificuldades no transporte de medicamentos para o Brasil causadas pela pandemia da Covid-19, houve desabastecimento temporário do tratamento multibacibar adulto no Sistema Único de Saúde (SUS). No final de agosto o Ministério da Saúde recebeu uma carga de MBA, blister multibacilar adulto, o único que estava em falta. A distribuição do medicamento aos estados começou no último dia 8/9 após processo de desembaraço alfandegário sanitário. (Ascom - Carolina Samorano – Jornalista)"

Confira Mais Notícias