Querência, Ribeirão Cascalheira e região amanheceram cobertas por fumaça neste sábado
QUERÊNCIA – A região do município de Querência amanheceu coberta por fumaça por conta das queimadas em áreas de mata, tanto no perímetro urbano quanto rural.
Moradores de vários bairros da cidade, assustaram com a cena, fotos e vídeos da situação do ar viralizaram pela internet. A baixa umidade, tempo seco e a falta de chuvas tem contribuído para os problemas de saúde dos cidadãos querencianos.
Em Ribeirão Cascalheira não é diferente, a fumaça tomou conta do ar, o que acabou dificultando os motoristas na hora de trafegar na cidade e nas estradas.
A saúde humana é afetada pelas queimadas porque a fumaça proveniente dela contém diversos elementos tóxicos.
O mais perigoso é o material particulado, formado por uma mistura de compostos químicos. São partículas de vários tamanhos e as menores (finas ou ultrafinas), ao serem inaladas, percorrem todo o sistema respiratório e conseguem transpor a barreira epitelial (a pele que reveste os órgãos internos), atingindo os alvéolos pulmonares durante as trocas gasosas e chegando até a corrente sanguínea.
Outro composto prejudicial é monóxido de carbono (CO). Quando inalado, ele também atinge o sangue, onde se liga à hemoglobina, o que impede o transporte de oxigênio para células e tecidos do corpo.
InterativaFM/G1