UTI Covid do Hospital Regional Paulo Alemão realiza primeira sessão de hemodiálise
ÁGUA BOA - O Hospital Regional Paulo Alemão promoveu neste sábado a primeira sessão de hemodiálise, um fato histórico para o Médio Araguaia.
A informação partiu do diretor clínico do Hospital. Dr. Celso Vasconcellos de Oliveira disse que o procedimento foi comandado pelo nefrologista Dr. Marcelo Resende. Ele parabenizou a equipe médica e técnica da casa de saúde, por mais esse avanço na prestação de serviço de alta complexidade.
Dr. Celso explicou que nesse momento, a hemodiálise é ofertada somente para pacientes da Ala Covid, cujas complicações atingiram os rins de forma aguda. As sessões de hemodiálise não tem tempo pré-fixado, dependendo das condições de cada paciente.
O Dr. Marcelo é formado pela Universidade Federal da Grande Dourados/MS, e fez residência em nefrologia na Santa Casa de Misericórdia em Curitiba/PR.
A máquina é uma espécie de rim artificial que remove o excesso de materiais nocivos e toxinas que não foram expelidas pela urina. Essa limpeza retira também o excesso de líquidos, retidos por rins que não funcionam adequadamente.
A insuficiência renal é uma síndrome que tem causas diversas. Segundo o nefrologista, hoje, de 10% a 20% dos pacientes em terapia intensiva podem desenvolver o problema, necessitando a hemodiálise.
O primeiro paciente submetido ao procedimento já entrou na UTI com problemas renais. Se a hemodiálise não for feita rapidamente, o paciente pode evoluir para o agravamento do quadro cínico, com disfunções no cérebro, coração e pulmões, já afetados pela Covid-19.
O Instituto de hemodiálise de Barra do Garças apoiou o primeiro procedimento de hemodiálise no Hospital Regional, supervisionando o procedimento, através do enfermeiro Marquinhos.
Segundo o Dr. Marcelo, o paciente deverá ser submetido a novas sessões de hemodiálise ao longo da semana, até sua recuperação. Todo o sangue do paciente passa pela máquina de purificação e retorna ao paciente já livre das toxinas e excesso de líquidos retidos.
A cobertura completa neste domingo, às 12hs no Plantão de Notícias da Rádio Interativa.