Featured

Moradora diz que foi infectada duas vezes pela Covid em um intervalo de 5 meses

exame 3ÁGUA BOA – Um fato que tem ocorrido ocasionalmente em outras partes do planeta pode ter ocorrido em Água Boa também: a reinfecção de um paciente pela Covid-19.

Uma mulher procurou nossa reportagem para alertar que teria contraído o coronavírus duas vezes. Ela prefere não ter seu nome revelado, mas diz que sentiu os primeiros sintomas em agosto do ano passado: dores no corpo, dor de cabeça, dor na nuca, dor nas costas, ardência nos olhos e nariz. Além disso ela perdeu o olfato e o paladar.

Na época, ela fez um exame particular que confirmou reagente para a Covid. Para a surpresa dela, em janeiro, os sintomas voltaram. Desta feita a mulher fez o exame RT-PCR, cujo resultado veio do Lacen, Laboratório Central de Cuiabá, confirmado para Covid-19.

Ministério da Saúde                  reinfeccao 1

O Ministério da Saúde, porém, diz em protocolo, que algumas situações devem ser amplamente discutidas antes de ser considerada a suspeita de reinfecção pela Covid.

Cita erros na coleta do material para testagem, uso de testes com baixa sensibilidade, diferenças na resposta imunológica, e o uso de medicamentos que podem debilitar o sistema imunológico dos pacientes. Isso faz com que uma infecção que aparentemente estivesse curada corresponda a persistência de um mesmo episódio de infecção.

A Covid pode provocar eventualmente infecções por períodos prolongados, o que exige critérios diferentes de análise.

Veja critérios do Ministério da Saúde.  

Confira Mais Notícias