Água Boa - MT,

Outono e Inverno sem preocupações: reforce sua imunidade

Com a chegada do clima seco, característico do outono e inverno, as doenças respiratórias começam a aparecer com mais frequência. Aumentam as queixas de alergias (asma, rinite, sinusite), crises de bronquite e maior susceptibilidade aos vírus causadores de gripes e resfriados. Para aumentar as chances do corpo vencer a batalha contra esses agentes, os suplementos alimentares combinados com tratamento de Cannabis medicinal, possuindo o CBD (canabidiol) como principal agente terapêutico, podem ser grandes aliados.

A chave para uma imunidade forte e resistente está em manter níveis adequados de vitaminas e sais minerais em seu organismo. Afinal, a falta desses importantes componentes pode aumentar o risco de infecções e doenças sérias. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), em quase 60% dos lares brasileiros existem ao menos uma pessoa utilizando algum suplemento alimentar para aumentar a imunidade.

"Com a correria do dia a dia, é comum deixarmos de lado o consumo de alimentos de preparação mais complexa ou baseamos nosso consumo em escolhas mais disponíveis em determinadas épocas do ano - e, portanto, mais acessíveis. Sabemos que nem sempre é fácil manter uma dieta balanceada e saudável, mas isso não significa que devemos abrir mão do cuidado com nosso corpo. Os suplementos entram em ação justamente para fornecer esses nutrientes de extrema importância que garantem de forma prática e eficiente o equilíbrio do nosso organismo", orienta a nutricionista Dra. Eleonora Comucci.

A Cannabis tem sido utilizada há milhares de anos para aliviar uma variedade de sintomas e melhorar a qualidade de vida. Com pesquisas científicas avançadas, sabemos que os canabinóides, flavonóides e terpenos encontrados na planta podem oferecer muito mais do que simplesmente um alívio para a dor. A especialista Dra. Eleonora Comucci explica como o uso dessas substâncias, de forma consciente, pode ajudar o organismo.

“Ansiedade, depressão, distúrbios do sono, doenças respiratórias e baixa imunidade não acontecem por acaso. Enquanto somos jovens nosso organismo consegue compensar as poucas horas de sono e má alimentação, mas conforme envelhecemos o corpo começa a fazer escolhas econômicas de forma a priorizar a manutenção das funções biológicas essenciais à vida - como a respiração, os batimentos cardíacos, produção de hormônios - e passa a realizar com menos eficiência as funções reprodutivas, a manutenção de pele e cabelos e a destoxificação".

A doutora ainda explica a ligação entre essas deficiências e os benefícios do uso combinado de Cannabis e suplementos alimentares: "Existem estudos que sugerem que a cannabis pode ter efeitos positivos nos sistemas imunológico (modulando a inflamação), nervoso (no tratamento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e a esclerose múltipla) e endócrino (especialmente na regulação hormonal, obesidade e no controle da glicemia em pacientes com diabetes tipo 2). Essa atuação ampla se deve a dois fatores principais: o primeiro é que o sistema imunológico está intimamente ligado ao sistema endócrino (que produz hormônios) e ao sistema nervoso (que regula as emoções e sono) - esses três grandes sistemas coordenam e interagem com os demais; o segundo é que nosso corpo possui por todas as partes receptores sensíveis às substâncias ativas da Cannabis - os receptores endocanabinóides. A Cannabis funcionará como um maestro, reorganizando os processos do metabolismo de forma que ele realize todas as funções - sem privilegiar nenhuma em especial. Já os suplementos nutricionais funcionarão como os músicos da orquestra que vão efetivamente tocar os instrumentos e produzir a música. Ou seja, não há boa música sem organização do maestro nem sem os músicos e seus instrumentos."

Suplementos para melhora da imunidade para o outono - inverno

No outono e o período de inverno chegando, é comum quedas de temperaturas constantes e também diminuição da umidade do ar, com isso, alguns produtos podem ser indicados para uma melhora da imunidade.

Imuno Swiss - Suplemento alimentar que aumenta o sistema imunológico, prevenindo doenças, revigorando a energia e mantendo a saúde e qualidade de vida. Esse produto é um grande aliado para o desempenho físico e mental.
 

Omegavie Q10 - É um suplemento alimentar que protege a saúde cardiovascular cerebral, renovando energia e fortalecendo o sistema imunológico. Possui coenzima Q10, vitamina A e E.

Isenção de responsabilidade: Apenas para fins informativos, estas são opiniões de nutricionistas individuais, e não devem ser consideradas como opinião da Endogen. É fundamental consultar um profissional nutricionista para avaliar as condições de saúde e indicações de suplemento.

Extrato vegetal de Cannabis sativa Zion Medpharma 200 mg/mL - Atua no controle da ansiedade, auxilia na regulação do sono e também no alívio de sintomas como dor, inflamações e depressão. Além disso, age no equilíbrio do organismo atuando no sistema imunológico e também têm indicações para o tratamento de ansiedade, transtornos do sono, depressão, entre outras. Esse produto pode ser utilizado apenas com prescrição médica e vem ganhando cada vez mais espaço no receituário clínico. Para saber mais, consulte o seu médico.
Isenção de responsabilidade: Apenas para fins informativos, não deve ser considerado como um substituto para a perícia médica. É fundamental consultar um médico especialista para orientação e prescrição de produtos de Cannabis medicinal.

Sobre Eleonora Commuci - Sobre Dra. Eleonora Commuci - Nutricionista (UFOP), Mestre e Doutoranda em Clínica Médica (FCM/Unicamp), Pós-graduada em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (CETN), Pós-graduada em Fitoterapia Funcional (VP/Santa Casa SP), Extensão em Cannabis Medicinal (UNIFESP), Especialista em Farmacoterapia Tradicional Chinesa (WFAS e Tianjin University of Traditional Chinese Medicine - China). Sócia-proprietária da Oito Cinco Nutrição Integrativa e Diretora Acadêmica (CAO) da MTCBox. Speaker e Consultora Técnico-Científica em suplementos nutricionais, fitoterapia e cannabis medicinal.

Sobre Endogen - Healthtech de produtos de Cannabis medicinal e nutrição fundamentada em ciência e educação para promover saúde e qualidade de vida. (Ascom)

Confira Mais Notícias