Água Boa - MT,

Saúde de Ribeirão Cascalheira acumula resultados positivos no programa Previne Brasil

Imagem do WhatsApp de 2023 06 16 as 15.16.57RIBEIRÃO CASCALHEIR - A Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Cascalheira participou hoje 16/06 da Avaliação do 1ª quadrimestre de 2023 e apresentou os resultados positivos obtidos no programa Previne Brasil, referentes ao primeiro quadrimestre de 2023. O programa é uma iniciativa do Governo Federal, e busca fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) no país. Para avaliar o desempenho dos municípios participantes do programa, são utilizados indicadores de saúde que refletem a qualidade e a efetividade dos serviços prestados.

De acordo com Secretario Municipal de Saúde, Hyslandy Marques de Oliveira, “os números não mentem e demonstram que estamos no caminho certo, desde que ocorreu a mudança no modelo de financiamento da Atenção Primária todos os municípios do país passaram pelo processo de organização do processo de trabalho, atentando-se aos critérios instituídos pelas portarias ministeriais do Previne Brasil. E em Ribeirão Cascalheira não foi diferente. Em muitos momentos chegaram até ser dolorosos, onde criamos expectativa no resultado e quando saía estava muito aquém do que almejamos. Mas, ao invés de desistir, a equipe persistiu e buscamos entender todos os indicadores, incentivamos as equipes no planejamento das ações, e construímos um verdadeiro trabalho em equipe. Então, precisamos comemorar, e essa vitória é de cada um de nós! Sabemos que o processo de evolução tem que ser contínuo. Mas, é um resultado positivo e a secretária e toda gestão compreende e fica feliz com uma equipe engajada e que está fazendo a diferença na saúde e na vida das pessoas".

Imagem do WhatsApp de 2023 06 16 as 15.17.07
Previne Brasil

O objetivo do programa é incentivar as prefeituras a cadastrar mais usuários nos postos de saúde para ampliar o vínculo entre pacientes e equipes, equilibrar valores financeiros per capita referentes à população cadastrada e incentivar a adesão a programas específicos como Cadastro de Usuários Acompanhamento de Saúde da Gestante Acompanhamento da Saúde da Criança. Ações de Prevenção e Promoção da Saúde.

O componente de captação ponderada considera fatores de ajuste como a vulnerabilidade socioeconômica, o perfil de idade e a classificação rural-urbana do município, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por meio deste cadastro é possível estimar o quantitativo da população que poderá fazer uso dos serviços prestados nas Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF), oferecendo subsídios ao planejamento na oferta de serviços e o acompanhamento dos indivíduos, famílias e comunidades.

No geral, a avaliação de desempenho dos municípios no programa Previne Brasil busca incentivar a melhoria contínua da APS, premiando os municípios que se destacam na oferta de serviços de qualidade e na promoção da prevenção de doenças. Isso contribui para fortalecer a atenção primária como base para um sistema de saúde mais eficiente e voltado para a promoção da saúde da população.

Confira Mais Notícias