Secretaria de Saúde reforça necessidade de comparecer nas consultas agendadas ou informar a desistência
ÁGUA BOA - Toda ausência sem justificativa nas consultas agendadas traz diversos prejuízos a quem agendou, ao município e a todos os usuários do SUS
Estudos indicam que, em média, mais de 30% dos pacientes faltam a consultas, exames e cirurgias marcadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), gerando diversos prejuízos a quem agendou, ao município e a todos os usuários do SUS.
Em Água Boa, infelizmente, também estão sendo registradas diversas faltas a consultas e exames médicos. Diante dessa situação, a Secretaria de Saúde reforça a importância da população comparecer às consultas agendadas ou avisar/desmarcar com antecedência.
Principais prejuízos da sua falta:
- compromete a capacidade de marcação de consultas de sua unidade de saúde;
- dificulta o acesso de outros usuários ao sistema de saúde;
- acarreta aumento do prazo de espera para a realização de uma determinada consulta/procedimento;
- gera gastos financeiros, haja vista que o serviço é pago pelo município mesmo quando o usuário não comparece a um atendimento agendado.
Para contribuir com o SUS, também é muito importante manter seus dados sempre atualizados, informando em sua unidade de saúde qualquer mudança de endereço ou no telefone, para que a equipe consiga entrar em contato para confirmar sua presença.
Sua atitude pode ajudar a diminuir a fila do SUS e salvar outras vidas: Se souber que não vai comparecer na data da consulta ou procedimento agendado, ou mesmo se já realizou, procure a Central de Regulação, no Centro de Saúde ou pelos números 34685500 / 34685507 /34685522, para comunicar e desmarcar a data.
Quando você avisa com antecedência, você garante que outra pessoa da fila possa ser atendida, evita a ociosidade da equipe médica, gastos desnecessários e ainda diminui o tempo de espera da fila do SUS.
O SUS é de todos nós, mas a sua eficiência também depende muito da contribuição de cada um. (AScom)