Água Boa - MT,
Janeiro Roxo em Querência: Campanha contra a Hanseníase e Atividades Preventivas

Janeiro Roxo em Querência: Campanha contra a Hanseníase e Atividades Preventivas

QUERÊNCIA - A Secretaria Municipal de Saúde aderiu à campanha nacional (Janeiro Roxo) de combate à hanseníase neste mês de janeiro. Em entrevista à Rádio Interativa, a Secretária de Saúde, Lubiane Boer, destacou a importância da iniciativa, ressaltando que a hanseníase é endêmica em Mato Grosso. Boer esclareceu que o tratamento para a doença é gratuito e fornecido pelo Ministério da Saúde, alertando contra a busca de medicação na rede privada.

A campanha visa conscientizar a população sobre os sinais e sintomas da hanseníase, além de orientar sobre os cuidados necessários ao entrar em contato com a bactéria causadora da doença. Lubiane explicou que, uma vez iniciado o tratamento, o paciente deixa de ser contagioso. O janeiro roxo inclui um cronograma de atividades e palestras em todas as unidades de saúde, abrangendo também os assentamentos, com o intuito de informar e alertar sobre os cuidados essenciais.

A Secretária reforçou que, ao iniciar o tratamento, o paciente não transmite mais a bactéria e destacou a importância de seguir o tratamento completo, apesar de sua extensão. Profissionais da Secretaria de Saúde estão disponíveis para esclarecer dúvidas e garantir acompanhamento adequado aos pacientes diagnosticados com hanseníase.

Veja o cronograma:

WhatsApp Image 2024 01 15 at 09.05.59

Postado por Lukas Barbosa

Confira Mais Notícias