Água Boa - MT,

Secretaria de Saúde de Querência faz chamamento para mulheres com resultados alterados de preventivo

QUERÊNCIA - Na Secretaria de Saúde do Município, a Coordenadora de Atenção Básica, Naiara Tonetti, trouxe informações sobre mulheres que tiveram alterações nos resultados do exame preventivo de 2023. A intenção é que elas busquem suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para mais informações.

 Nayara destacou que a Secretaria Municipal de Saúde está realizando um chamamento oficial para as mulheres que receberam resultados com alterações no exame preventivo do colo do útero em 2023. Especificamente, para aquelas que fizeram a coleta entre novembro e dezembro do referido ano e ainda não retiraram os resultados em suas UBS.

 O chamamento ocorre após a análise de resultados realizada pela secretaria, que revelou que 12% das lâminas apresentaram alterações, totalizando 240 casos. A secretaria buscou verificar o acompanhamento dessas mulheres, mas não obteve retorno das unidades de saúde.

 A preocupação é garantir que as mulheres que apresentaram alterações nos resultados do preventivo recebam o devido acompanhamento médico, incluindo encaminhamento para ginecologistas e início de tratamento, quando necessário. O objetivo é evitar complicações futuras, inclusive para aquelas com lesões indicativas de câncer do colo do útero que ainda não procuraram atendimento.

Confira Mais Notícias