Água Boa - MT,
Secretaria de Saúde de Querência intensifica combate à dengue

Secretaria de Saúde de Querência intensifica combate à dengue

QUERÊNCIA - Na Secretaria de Saúde do município, a secretária Lubiani Boher destacou as iniciativas em curso para combater a proliferação da dengue na região. Em parceria com os serviços urbanos, estão sendo realizadas ações de limpeza em lotes baldios e espaços públicos para reduzir os focos de proliferação do mosquito transmissor da doença.
As equipes de agentes de endemias da vigilância ambiental estão realizando visitas rotineiras em todas as residências, seguindo um cronograma que prevê seis visitas anuais por domicílio. No entanto, devido ao crescimento populacional do município, muitas vezes as equipes não encontram os moradores em casa, o que ressalta a importância da colaboração da população para permitir o acesso dos agentes.
Boer enfatizou que o objetivo não é multar ou punir os moradores, mas sim identificar e eliminar os focos de dengue. Caso sejam encontrados focos, as equipes realizam o bloqueio e coleta de amostras para verificação do mosquito transmissor.
É crucial que pessoas que apresentem sintomas da doença busquem atendimento nas unidades de saúde para realizar os testes adequados e, se necessário, proceder com a notificação à Secretaria de Saúde. A subnotificação é uma preocupação, pois muitos casos podem não ser registrados oficialmente.
Além das ações de campo, a Secretaria de Saúde está promovendo campanhas de conscientização por meio de diversos meios de comunicação, incluindo rádio, televisão e redes sociais. A população também é incentivada a manter a limpeza de seus quintais e calhas para reduzir os locais onde o mosquito pode se reproduzir.
Essas medidas visam conter a propagação da dengue e garantir a saúde e segurança da comunidade de Querência.

Confira Mais Notícias