Água Boa - MT,
Tem início campanha de vacinação contra a Pólio

Tem início campanha de vacinação contra a Pólio

ÁGUA BOA -  A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira (27), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que vai acontecer até o dia 14 de junho. A campanha pretende imunizar crianças menores de cinco anos, garantindo proteção contra essa doença que pode causar paralisia infantil e a equipe da saúde vai retornar às escolas para realizar essa vacinação.

 A expectativa da campanha é reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença. 

Para o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização (DPNI), Eder Gatti, o objetivo também é aumentar as coberturas vacinais e ampliar o acesso às vacinas poliomielite. “A vacinação é a única forma de prevenção contra a poliomielite, também chamada paralisia infantil. Por isso, pedimos aos pais ou responsáveis que levem as crianças ao posto mais próximo para que elas não sofram com as sequelas de doenças imunopreviníveis”, afirmou. 

A campanha deste ano é muito importante para o enfrentamento à poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). Ou seja, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP, a partir do segundo semestre de 2024. 

O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, no ano passado, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC). 

Essa categorização se deu a partir do desempenho das coberturas vacinais, dos indicadores de vigilância epidemiológica das paralisias flácidas agudas (PFA) e do status de contenção laboratorial dos poliovírus, por exemplo. 

No dia 8 de junho,será realizado nacionalmente o dia “D” de divulgação e mobilização da campanha em todo o país.

 Pais e responsáveis, levar as crianças para serem vacinadas é um ato de responsabilidade e cuidado que contribui para a saúde pública e o bem-estar de todos. Procure a sala de imunização (ESF Primavera) de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h.

Também haverá vacinação nas escolas, confira o cronograma:

03 de junho, segunda-feira: ESCOLA CATARINA LÚCIA ZANDONÁ - 08h às 11h e 14h as 17h

04 de junho, terça-feira: ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA,  08h às 11h e 14h as 17h

05 de junho, quarta-feira: ESCOLA CRISTALINO,  08h às 11h e 14h as 17h

06 de junho, quinta-feira: ESCOLA GISSELDA TRENTIN, 08h às 11h e 14h as 17h

07 de junho, sexta-feira: ESCOLA ERMINDO MENDEL, 08h às 11h e 14h as 17h

10 de junho, segunda-feira:ESCOLA JACY KUHN SALAMONI, 08h às 11h e 14h as 17h

11 de junho, terça-feira: ESCOLA PROF. SIMONE FERNANDES DA SILVA FREITAS, 8h às 11h30

12 de junho, quarta-feira: ESCOLA AGROVILA CENTRAL, 8h às 11h30

13 de junho, quinta-feira: ESCOLA PROF. ANTÔNIO EDUARDO PINHEIRO, 8h30 às 11h30

13 de junho, quinta-feira: ESCOLA DO CAMPO JANDIRA , 9h às 11h

14 de junho, sexta-feira: ESCOLA BOM PRINCÍPIO, 9h30 às 11h30

A data e horário da vacinação nas escolas JMJ e Cooperensino serão divulgadas posteriormente.

Com informações do Ministério de Saúde(ASCOM)

Confira Mais Notícias