Featured

Novo mutirão contra a dengue na cidade

 

ÁGUA BOA - Ao ouvir falar em dengue, vimos que a situação do nosso município nos preocupa, por isso a Secretaria Municipal de Saúde está em situação de alerta. Água Boa não é um caso isolado de epidemia de Dengue no estado, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), em todo estado de MT, os dados da dengue referentes ao período de 1º de janeiro a 08 de novembro de 2012 são alarmantes, onde a notificação de casos no período é de 39.688. Desse total, 135 foram notificados como casos graves de dengue. Até o momento existem 22 óbitos, sendo 17 confirmados e 05 em investigação, sendo 1 óbito de Água Boa que está em investigação. No nosso município temos notificado até o dia 09/11, 401 casos. Este significativo aumento de casos é devido ao novo sorotipo de Dengue, o tipo 4, que até então nunca havia circulado em Água Boa. Ninguém possui imunidade contra este tipo de Dengue.

Tendo em vista tal realidade, a SMS iniciará nesta segunda-feira, 12/11 um grande mutirão de responsabilização da população a cerca da eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, o enfrentamento deste problema não é uma responsabilidade apenas da Saúde, e sim de toda sociedade. O mutirão, contará com a ação dos Agentes de saúde, Vigilantes Ambientais e de Endemias, profissionais da Infraestrutura e Urbanismo, apoio do Ministério Público, mas de nada adiantará se a população não assumir a responsabilidade que lhe cabe, que será retirar os lixos da dengue de suas casas e manter o seu quintal sempre limpo e terá a seguinte logística:

 

1.      Visitas domiciliares de orientação em todas as casas do município, apontando quais lixos devem ser retirados e notificação onde necessário;

2.      Remoção e coleta do lixo retirado por cada morador (a responsabilidade de retirada é EXCLUSIVA do morador);

3.      Inspeção por outra equipe para verificação se não ficou nenhum lixo que possa ser criadouro;

4.      Multa: conforme Código Sanitário, para os moradores que não fizerem a limpeza orientada pelos agentes de saúde.

 O mutirão será realizado por bairros, iniciando pelo Bairro Vila Nova, mas o cronograma será amplamente divulgado por meio da imprensa e carro de som. A Secretaria Municipal de Saúde lembra que apenas lixo de dengue será recolhido, portanto, galhos e entulhos não serão removidos e devem continuar sendo colocados na caçambas colocadas no bairros.

 Com a realização de diferentes atividades educativas e partindo do pressuposto que dengue é um problema de todos, cujas ações de controle ou ausência delas podem comprometer a saúde pública, a Secretaria Municipal de Saúde continua promovendo e solicitando a participação comunitária e responsabilizando os criadores do mosquito com medidas educativas e aplicações de multas.

Na busca disto segue algumas orientações que podem ajudar no controle no surgimento do mosquito no seu ambiente doméstico:

 

·         Mantenham cobertas as caixas d'água, vasos, barris, cisternas, pneus velhos e qualquer outro recipiente que possa reter água da chuva.

·         Pessoas que cultivam plantas devem ter cuidado redobrado. Vasos com plantas aquáticas devem ter a água trocada e ser limpos com freqüência, de preferência com uma bucha ou escova. Já plantas que não necessitam de água podem ser transferidas para vasos com terra.

·         Evite ter em casa plantas que acumulem água, como babosa, espada-de-São-Jorge, bambus, bananeiras e bromélias.

·         Garrafas devem ser guardadas de cabeça para baixo, para evitar que acumulem a água da chuva, de preferência em um local coberto.

·         Troque a água de bebedouros de animais diariamente.

·         Mantenha limpas as calhas, lajes e piscinas.

·         Produtos descartáveis, como copos plásticos, devem ser jogados no lixo.

·           Limpe com frequência o reservatório de água dos refrigeradores.

·           Mantenha fossas sépticas em perfeitos estados de conservação e funcionamento.

Como os ovos que as fêmeas põem nos recipientes com água parada e limpa ficam grudados em suas paredes, não é suficiente apenas trocar a água destes locais. É necessário limpá-los bem, de preferência com uma escova ou bucha, para que os ovos se soltem. Portanto a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de cada cidadão água-boense fazer a sua parte na luta contra a dengue, pois esta é uma luta de todos nós.

Fonte: Vigilância em Saúde e Coordenação do Programa de Educação em Saúde da SMS de Água Boa/MT

 

Confira Mais Notícias