Featured
Campanha sensibiliza sobre importância do cadastro de medula óssea
Michele Soares
Saúde
Acessos: 1520
A Secretaria de Estado de Saúde, por meio do MT Hemocentro, realiza, no período de 13 a 23 de outubro, a Campanha de Cadastro de Medula Óssea. A meta da campanha é sensibilizar em torno de cinco mil pessoas para que façam parte do Registro Nacional de Doares de Medula Óssea, o Redome. Mato Grosso possui aproximadamente quatro mil pessoas no registro e na etapa realizada em Rondonópolis mais de sete mil se cadastraram.
A campanha se faz necessária porque a maior dificuldade encontrada para a realização do transplante é a compatibilidade. O Redome é procurado quando não há um doador que seja irmão ou parente próximo. Mas, as chance de encontrar uma medula compatível com um estranho pode chegar de 1 paciente para 100 mil doadores cadastrados. Os organizadores da campanha lembram que quanto mais doadores houver, mais chances os pacientes em tratamento têm de conseguirem a cura.
Para participar da campanha é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e ter boa saúde. Para o cadastro, o candidato a doador deverá procurar o MT Hemocentro, em seguida, irá preencher a ficha de inscrição e o termo de consentimento, documento que autoriza a realização do estudo do teste de compatibilidade da medula óssea, e por fim a coleta de uma amostra de sangue.
Os dados do doador são inseridos no cadastro do Redome e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.
Enéas Jacobina - MT Via Rádio