Featured

Estoques de soro antiofídico em baixa

ÁGUA BOA – Os estoques de soro antiofídico estão em baixa. A confirmação foi dada pelo enfermeiro Eberson Mateus da Secretaria Municipal de Saúde. Ele disse que há vários meses, o repasse do soro que combate picadas de animais peçonhentos tem sido menor do que o normal.

Com isso, em possível ataque de cobras, aranhas e escorpiões, os pacientes tem maior dificuldade para acessar o tratamento ideal. Hoje, a prefeitura de Água Boa tem pequenas doses do tratamento específico. 

Cabe salientar que o responsável pelo repasse é o Ministério da Saúde. O governo federal explica que os institutos responsáveis pela fabricação do soro antiofídico diminuíram a produção. Num país gigante como o nosso, diminuir a produção desses medicamentos é atitude temerária, em virtude da possível utilização urgente do soro que pode salvar vidas.

Uma pessoa de Canarana foi atacada semana passada por uma jararaca, e mesmo tendo recebido o soro, está internada em uma UTI em Goiânia.

Nesse ano, o município já atendeu mais de 10 pacientes picados por animais peçonhentos. Alguns vieram de outras cidades onde já não existe o soro. Por isso, as pessoas devem redobrar a atenção para evitar acidentes desse tipo.

Confira Mais Notícias