Featured

Servidores municipais de saúde protestam pelo pagamento da insalubridade

ÁGUA BOA - Nesta segunda-feira (20/02), os profissionais da saúde compareceram em seus locais de trabalho com vestimentas preta, em sinal de protesto pelo não pagamento da insalubridade.
Algumas profissões são essenciais para a sociedade, elas garantem o bem estar, a saúde e uma vida com qualidade. Dentre elas está a atividade dos servidores da área de saúde, que ao prestar esse serviço fundamental para nossas vidas também acaba frequentemente ficando exposto a agentes nocivos à saúde, dentre eles: riscos físicos, químicos, biológicos e periculosidade, classificado como insalubridade, a qual é uma gratificação instituída por lei, conforme NR 15. Este direito foi conquistado pelos trabalhadores da saúde desde o ano de 2013 e foi suspenso arbitrariamente por conta de uma revisão.
A insalubridade é definida pela legislação em função do tempo de exposição ao agente nocivo, levando em conta ainda o tipo de atividade desenvolvida pelo empregado no curso de sua jornada de trabalho, observando os limites de tolerância, as taxas de metabolismo e respectivos tempos de exposição.
Assim, são consideras insalubres as atividades ou operações que por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, expõem o empregado a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza, da intensidade do agente e o tempo de exposição aos seus efeitos.
O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento), segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo, respectivamente, conforme prevê artigo 192 da CLT.
Desta forma, para trabalhar de forma justa e salubre, os profissionais de saúde estão solicitando uma revisão coerente e reenquadramento dos profissionais e o pagamento do valor retroativo da insalubridade.
Os profissionais da saúde também participarão da sessão ordinária na noite de hoje na Câmara de Vereadores. Mais uma vez os profissionais irão trajados de preto.

Por: Assessoria - Sindicato dos Servidores Públicos de Água Boa

Confira Mais Notícias