Ao Vivo Água Boa - MT (99,7 FM)

Laranjinha Programa: Recanto do Laranjinha
Locutor: Laranjinha

Ouça Agora!

(66) 99652-7007

Ao Vivo Querência - MT (97,9 FM)

Myke Alexandre Programa: Canto da Terra
Locutor: Myke Alexandre

Ouça Agora!

(66) 98438-0051

FUGA DO PRESÍDIO: buscas entram no 17º dia; veja entrevista

Atualizada - 21/JAN/2022

BUSCAS PENAL ÁGUA BOA – As buscas aos presidiários foragidos da Penitenciária Regional Major Zuzi entram no décimo sétimo dia.
Diversas equipes seguem mobilizadas nas buscas, principalmente em regiões de fazenda entre Canarana e Ribeirão Cascalheira. Nesse trajeto, seis reeducandos foram recapturados e um sétimo acabou baleado e morreu durante a operação.
14 presidiários fugiram na madrugada do dia 4 de janeiro da penitenciária, cavando um túnel que passou por baixo do presídio, saindo do lado de fora. Luan Carlos de Souza, Thiago de Araújo e Leonardo dos Santos foram recapturados dia 10/01.
Weste Junior Gama foi localizado e morreu após confronto com a Força Tática dia 12/01. Na sexta-feira (14/01) foram recapturados Joab da Silva Pontes, Maykon Jose Coghi e Gederlan da Silva Souza.
Outros 7 seguem foragidos. O Diretor Adjunto da penitenciária, Edvaldo Toty concede entrevista para falar sobre as buscas.

Veja a entrevista:



========================================

Atualizada - 14/JAN/2022

RECAPTURADOSRIBEIRÃO CASCALHEIRA - Mais 3 fugitivos foram recapturados por policiais penais. Desta vez, 3 dos 14 fugitivos, foram pegos, a 20km de Ribeirão Cascalheira na tarde de hoje, sexta-feira (14). 

Joab da Silva Pontes, Maykon Jose Coghi e Gederlan da Silva Souza foram recapturados com a ajuda da Polícia Cívil de Ribeirão Cascalheira. Nenhum se feriu. 

Os três foram encontrados em uma região de mata e estava indo em direção à cidade. Ao todo são 6 recapturados e 1 que morreu em confronto com a Força Tática da Polícia Militar, dos 14 presos que fugiram da Penitenciária Major Zuzi em Água Boa.
RECAPTURADOS==========================

Atualizada - 13/JAN/2022

WESTE JUNIO NUNES GAMA

ÁGUA BOA – Um dos 14 fugitivos morreu após entrar em confronto com a Força Tática da Polícia Militar, na noite desta quarta-feira (12).

Weste Junior Gama foi localizado a cerca de 20km de Canarana em uma região de lavoura. Ele foi alvejado e morreu.

Segundo a Polícia Militar, a ação começou após denúncias de que um dos fugitivos estaria às margens da BR-158, próximo à fazenda, onde dois dias antes teria ocorrido uma tentativa de roubo.

No local informado, os policias avistaram um dos fugitivos caminhando às margens da rodovia, e ao tentar aborda-lo, ele estava armado e tentou contra a vida da equipe da PM que revidou a eminente e injusta agressão.

Ele foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Lorena Parode em Canarana, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Este é o 4º dos 14 fugitivos da Penitenciária Major PM Zuzi Alves de Água Boa.
ARMA PM

============================

Atualizada - 12/JAN/2022

BUSCAS PM - FUGITIVOSÁGUA BOA – As buscas aos fugitivos da Penitenciária Major PM Zuzi Alves de Água Boa, entraram no 9º dia. Desta vez as forças de segurança buscam 11 dos 14 que fugiram.

Compõe a força-tarefa de buscas, a Policia Militar local, Força Tática do 13º CR em Água Boa, Força Tática do 5º CR em Barra do Garças, SOE e GIR SISPEN, Agência Regional de Inteligência do 13º CR, Agência Regional de Inteligência do 5º CR, Núcleo de Inteligência da Polícia Cível e Núcleo de Inteligência da Sistema Penitenciário. As ações se concentram em:

Bloqueios em pontos estratégicos com abordagens e checagens no intuito de localizar foragidos ou possíveis apoios de fuga;

Patrulhas Volantes em estradas vicinais e "cabriteiras" em possíveis rotas de fuga;

Incursões e em áreas de mata em pontos estratégicos;

Filtro e análise de informações por parte dos núcleos de Inteligência.

==========================

Atualizada às 17h30

RECAPTURADOSÁGUA BOA - Os 3 fugitivos que foram recapturados pela Polícia Penal em Serra Dourada (município de Canarana), foram trazidos na tarde de hoje, segunda-feira (10), para o Hospital Regional Paulo Alemão em Água Boa.

Vários policiais penais em várias viaturas, chegaram trazendo os 3 recapturados.

LUAN CARLOS VALENTIM DE SOUZA, THIAGO FERREIRA DE ARAUJO e LEONARDO GABRIEL DOS SANTOS, foram os 3 recapturados.

Robson Severino Duarte, diretor da Penitenciária Major PM Zuzi de Água Boa, concedeu entrevista dando todos os detalhes sobre a recaptura de 3 dos 14 fugitivos.

Veja a reportagem completa, com todos os detalhes, momento da chegada dos recapturados e entrevista com o diretor da penitenciária:


FUGITIVOS DA PENITENCIÁRIA DE ÁGUA BOA
=========================

Atualizada às 15h38


SERRA DOURADA/CANARANA - Até agora 3 dos fugitivos da Penitenciária Major PM Zuzi, foram pegos por Polícias Penais, agora pouco nesta segunda-feira (10), em uma fazenda à 4km de Serra Dourada (município de Canarana), próximo ao entroncamento da BR-158 com MT-326, a rodovia que da acesso à Canarana.

Policias Penais ainda estão no local, buscando pelo menos mais 1 dos fugitivos. A Polícia Penal, atráves de Policiais Penais, confirmaram que 3 dos 14 fugitivos foram recapturados.

O Delegado Regional da Polícia Cívil, Dr. Valmon Pereira, também confirmou à nossa reportagem que 3 fugitivos foram recapturados e que a PJC aguarda a apresentação destes na Delegacia de Polícia local. O que deve ocorrer em poucas horas.

As primeiras informações, repassadas por populares, diziam que teria ao menos 1 dos fugitivos baleados, porém, Policiais Penais que estão no local, afirmaram não ter nenhum ferido. Moradores da região, disseram também, que ouviram tiros.

Na noite de ontem (9), moradores das fazendas na região da Serra Dourada, foram surpreendidos por pelo menos 4 dos fugitivos.

Populares afirmam, que eles chegaram a tentar pegar uma mulher, e subtrair seu veículo. Policias Penais, que estavam na região de fazendas de Canarana, conforme divulgado anteriormente (veja abaixo), se deslocaram para Serra Dourada, ainda na noite deste domingo, e começaram o cerco.

Hoje, então, obtiveram sucesso em recapturar e encontrar pelo menos 3 dos 14 que fugiram do Presídio em Água Boa.

======================

Atualizada - 10/JAN/2022

PENITENCIÁRIA MAJOR ZUZI - ÁGUA BOAÁGUA BOA – As buscas aos 14 fugitivos da Penitenciária de Água Boa, Major PM Zuzi, entraram no 7º dia. Policiais Penais do estado, estão ajudando na região, fazendo buscas.

Os servidores penais estão indo até fazendas, atrás de vestígios e informações dos fugitivos. Além dos Policiais Penais, a Polícia Militar também está realizando buscas em toda região.

Em Canarana, na região de fazendas daquele município, vários relatos foram passados às autoridades, nos últimos dias, principalmente neste final de semana, de que pessoas estranhas, pedindo ajuda com carros atolados, ou até mesmo vestígios e sinais estranhos nas propriedades.

Policias Penais tiveram na região das fazendas buscando os fugitivos.

Até agora nenhum dos 14 presos que fugiram do presídio em Água Boa foi recapturado.

===================================

Atualizada - 07/JAN/2022

ÁGUA BOA - As buscas aos 14 presos que fugiram da Penitenciária Major Zuzi de Água Boa, entraram no 4° dia. Forças de segurança, via terrestre e áerea, estão se desdobrando totalmente para tentar recapturar os fugitivos.

Até o momento, nenhum dos 14 foram encontrados. A Polícia Militar realiza algumas barreiras na região e trabalha com várias tácticas policiais nas buscas.

As informações são repassadas à Polícia Militar e são averiguadas pelos policias, mas nenhuma pista concreta fora dada para traçar ao menos uma linha principal do caminho feito pelas fugitivos.

Qualquer informação pode ser repassada pela PM via 190 ou (66) 3468-1190.

===============================

Atualizada- 06/JAN/2022
BUSCAS PM - FUGITIVOS
ÁGUA BOA - As equipes da Polícia Militar continuam empenhadas em apoiar as ações das Forças de Segurança Pública para recapturar os 14 reenducandos foragidos do sistema prisional Major PM Zuzi Alves da Silva, no município de Água Boa. 

Nas ações integradas, a PM junto com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), realizam varreduras, abordagens e levantamento de informações em toda a região. O Comando-geral da Polícia Militar disponibilizou cerca de 100 policiais militares para atuarem na operação de recaptura dos foragidos.  

Equipes da Força Tática e do policiamento especializado, como Batalhão Rotam, já estão no município, além de policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que estão  de sobreaviso na Capital, caso seja necessário o apoio da equipe. 

A PM empregou também na ação policial quatro Comandos Regionais da Polícia Militar das cidades de Água Boa, Barra do Garças, Vila Rica, Comando Especializado da PM (Cesp).

O comandante-geral da PM, coronel Jonildo José Assis, explica sobre a mobilização das equipes.  “As buscas pelos foragidos continuam de forma interrupta, nossos policiais militares continuarão o tempo que for necessário na região para recapturar essas pessoas. Pedimos a população que colabore com informações que serão checadas pelas nossas equipes e podem ser canalizadas via 190 ou 08000 65 3535”.  

===================================

Atualizada às 17h40

ÁGUA BOA - A investigação instaurada pela Polícia Civil para apurar as circunstâncias da fuga de 14 presos de alta periculosidade da Penitenciária Regional Major Zuzi Alves da Silva, em Água Boa.

O delegado responsável pelo inquérito, Valmon Pereira da Silva, designou equipes para ouvir os presos que estavam no momento em que ocorreu a fuga.

Outras diligências necessárias ao esclarecimento do caso também estão em andamento. O delegado requisitou perícia no local, realizada pela Politec. Materiais encontrados na cela também serão analisados.

Conforme as primeiras informações coletadas na penitenciária pela equipe da Delegacia de Água Boa, encontrado um túnel escavado, de aproximadamente 30 metros, que saiu da cela 1, localizada na Ala 1 do Raio Azul, destinado a criminosos de alta periculosidade.

Para cavar o túnel no piso que tem entre 20 e 30 centímetros de espessura, os presos utilizaram instrumentos artesanais feitos a partir de materiais das grades e das paredes das celas.

“Todas as linhas de investigação têm sido adotadas e não descartamos nenhuma informação. Contudo, todas as dúvidas serão esclarecidas com a conclusão do inquérito policial”, informou o delegado Valmon.

=================================

Atualizada - 05/JAN/2021 - às 15h18

PENITENCIÁRIA MAJOR ZUZI - ÁGUA BOAÁGUA BOA – As buscas pelos 14 fugitivos da Penitenciária Major Zuzi em Água Boa, prosseguem. Até o momento nenhum dos fugitivos foi recapturado.
A informação é do Tenente Coronel da Polícia Militar Gyancarlos Cabelho. Em Nova Nazaré e região, o helicóptero que auxilia nas buscas, foi visto pela população.
O comandante disse que tiveram informações, mas fora checado e nada foi encontrado. Vários outros pontos do interior de Água Boa, e todas as cidades vizinhas e próximas, estão sendo monitoradas e o policiamento está acontecendo.
Qualquer informação que ajude na busca, pode ser repassada à Polícia Militar através do (66) 3468-1190 ou 190.
Veja abaixo, todos os detalhes e a cobertura completa sobre a fuga de 14 presos do Presídio de Água Boa.

==============================

Atualizada às 17h10
BILHETEÁGUA BOA - Um dos presos deixou um bilhete pedindo desculpas antes de fugir da Penitenciária Major Zuzi em Água Boa.
O recado diz que não era para ter acontecido à fuga em determinado plantão e sim no plantão de outra pessoa.
Ele afirma que alguém teria batido em seu rosto.

===================================================
FUGITIVOS DA PENITENCIÁRIA DE ÁGUA BOAAtualizada às 15h10
ÁGUA BOA - A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) confirmou a identidade de 14 presos que fugiram da Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva de Água Boa, na noite dessa segunda-feira (3). Até agora nenhum deles foi localizado. 

Confira abaixo os nomes dos 14 fugitivos e crimes que respondem:

  • Amarildo Roberto da Silva Junior (Furto e roubo)
  • Cleverson Alves da Silva (Homicídio qualificado)
  • Edinei Abrão Rodrigues (Furto e roubo)
  • Euziques Matos da Silva Neto (Roubo, associação criminosa e corrupção de menor)
  • Gederlan da Silva Souza (Roubo, receptação, homicídio qualificado e posse ilegal de arma de fogo)
  • Helio Candido Fernandes (Roubo, corrupção de menor e homicídio)
  • Joab da Silva Pontes (Homicídio qualificado, ocultação de cadáver, ameaça e furto)
  • Leonardo Gabriel dos Santos (Roubo e corrupção de menor)
  • Luan Carlos Valentim de Souza (Roubo e falsidade ideológica)
  • Maykon José Cohgi (Tráfico de drogas)
  • Robson Ferreira de Souza (Roubo, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo)
  • Thiago Ferreira de Araújo (Homicídio, tráfico de drogas, receptação e falsidade ideológica)
  • Thiago Vinicius Barbosa da Silva (Homicídio qualificado)
  • Weste Junio Nunes Gama (Homicídio e posse ilegal de arma de fogo)

A fuga dos detentos foi descoberta na manhã desta terça-feira (4). Desde então, equipes da Polícia Penal, Polícia Militar e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) estão atuando na tentativa de recaptura.
Um helicóptero da SESP, pertencente ao Ciopaer, foi enviado e já chegou em Água Boa para auxiliar nas buscas (veja mais abaixo).
De acordo com a Sesp-MT, os presos construíram um túnel subterrâneo para fugir. O túnel foi cavado no raio azul da ala 1, saindo do banho de sol para fora da galeria, chegando até a área da muralha. 
TÚNEL USADO NA FUGA

Horas antes da fuga

Conforme um boletim de ocorrência registrado pela Polícia Penal, presos do raio vermelho, fizeram um motim enquanto estavam no banho de sol, por volta das 14h dessa segunda-feira (3).
De acordo com a Polícia Civil, os presidiários estavam batendo na grade do banho de sol e ameaçando os servidores. Foi dada ordem de recolhimento para celas, mas a ordem não foi obedecida. Em seguida, segunda a polícia, foi necessário o uso de força moderada para sanar o motim. 
Durante a confusão, um dos reeducandos foi atingido por disparo de arma menos letal (tiro de borracha) na perna e, em seguida, encaminhado para atendimento médico no Hospital Regional de Água Boa.

Abaixo você confere todos os detalhes, vídeos, reportagens, fotos e entrevistas na cobertura completa sobre a fuga do presídio de Água Boa.

======================================

Atualizada às 14h30
Helicóptero Polícia MilitarÁGUA BOA - Um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), já está na cidade para auxiliar nas buscas dos 14 fugitivos da Penitenciária Major Zuzi de Água Boa.
A informação foi dada ao vivo à Rádio Interativa pelo Tenente Coronel da Polícia Militar Gyancarlos, pouco antes das 13h30, como você pode conferir no vídeo abaixo.
A ajuda aérea é fundamental para esse tipo de ação. Além do helicóptero, as forças policiais, principalmente a Polícia Militar empenha-se nesse momento com o maior efetivo possível nas buscas.

==================================

Atualizada às 13h30

ÁGUA BOA - O Tenente Coronel da Polícia Militar de Água Boa, Gyancarlos Poglyneari Cabelho, concedeu agora pouco entrevista ao vivo à Rádio Interativa, falando dos últimos detalhes e atualizações sobre a fuga da Penitenciária de Água Boa.
Confira a entrevista completa:


=================================

Atualizada às 12h20

FUGA PRESÍDIOÁGUA BOA – Uma fuga em massa da Penitenciária Major Zuzi em Água Boa aconteceu na madrugada desta terça-feira (4). 
Segundo confirmação da Polícia Militar e da Polícia Penal, 14 presos estão confirmados. Conforme relatos os fugitivos foram avistados no interior de Canarana, zona rural, porém a PM afirmou que já veríficou e não se trata dos fugitivos. No interior de Água Boa, também na zona rural, a PM teve informações de populares que avistaram o que seria possívelmente alguns dos fugitivos, e ainda está averiguando e buscando naquela região.
Eles conseguiram fugir por um túnel e estão na região de mata no entorno do presídio. As forças policias da região estão se mobilizando para capturar os fugitivos.
Abaixo você confere as fotos e os nomes dos fugitivos.
Depois confere vídeo exclusivo sobre a fuga.
Logo abaixo, todos os detalhes com o Tenente Coronel da Polícia Militar de Água Boa, Gyancarlos Poglyneari Cabelho.
Após isso todas as imagens do túnel que eles usaram para fugir.
A Polícia Militar e Polícia Civil estão totalmente empenhadas nesta fuga. A PM disse que efetivo extra fora colocado nas buscas pelos fugitivos.
Informações e atualizações a qualquer momento durante a cobertura completa do Notícias Interativa a uma das maiores fugas do Estado nos últimos anos.

FOTOS DOS FUGITIVOS DA PENITENCIÁRIA MAJOR ZUZI EM ÁGUA BOA
Abaixo das fotos você confere todas as informações e vídeos:


AMARILDO ROBERTO DA SILVA JUNIORAMARILDO ROBERTO DA SILVA JUNIOR
CLEVERSON ALVES DA SILVACLEVERSON ALVES DA SILVA
EDINEI ABRAO RODRIGUESEDINEI ABRAO RODRIGUES
HELIO CANDIDO FERNANDESHELIO CANDIDO FERNANDES
LUAN CARLOS VALENTIM DE SOUZALUAN CARLOS VALENTIM DE SOUZA
THIAGO FERREIRA DE ARAUJOTHIAGO FERREIRA DE ARAUJO
THIAGO VINICIUS BARBOSA DA SILVATHIAGO VINICIUS BARBOSA DA SILVA
WESTE JUNIO NUNES GAMAWESTE JUNIO NUNES GAMA
Euziques Matos da Silva Neto
EUZIQUES MATOS DA SILVA NETO
Gederlan da Silva Souza
GEDERLAN DA SILVA SOUZA

Joab da Silva PontesJOAB DA SILVA PONTES

Leonardo Gabriel dos SantosLEONARDO GABRIEL DOS SANTOS
Maykon Jose Cohgi
MAYKON JOSE COHGI
Robson Ferreira de Souza
ROBSON FERREIRA DE SOUZA

Reportagem completa sobre o caso com as primeiras informações logo na manhã de hoje (4):


Veja detalhes do caso com o Tenente Coronel Gyancarlos Cabelho da Polícia Militar:


Confira todas as fotos do túnel usado na fuga dos 14 presos:

Veja mais notícias: