• Anuncie
  • Brasil Escolar
0
0
0
s2sdefault

QUERÊNCIA – Até o dia 21 de janeiro de 2020, 5.496 eleitores já haviam procurado a Justiça Eleitoral para realizar o cadastramento biométrico, em Querência. O número corresponde a 41,51% dos cerca de 12 mil eleitores do município.

Neste momento, o cadastramento biométrico é realizado de forma ordinária, ou seja, não é obrigatório. No entanto, a Justiça eleitoral orienta que os eleitores aproveitem a oportunidade para receber um atendimento mais ágil e célere.

A biometria será realidade em todos os municípios mato-grossenses, e só poderá exercer o direito do voto o eleitor que estiver biometricamente cadastrado.

Dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) no início deste mês mostram que 503.718 eleitores estão com os títulos cancelados e 25.564 suspensos em Mato Grosso.

A inscrição cancelada pertence ao eleitor que não atendeu a convocação da Justiça Eleitoral para fazer a revisão de dados com cadastro biométrico e/ou não votou em três eleições consecutivas, as quais não tiveram a ausência devidamente justificada. Já a suspensão da inscrição ocorre para o eleitor conscrito – que está no período de serviço militar obrigatório e aos que cumprem pena oriunda de condenação criminal ou civil, neste último caso, quando a sentença determinou a suspensão. A suspensão permanece até que a pena seja cumprida integralmente.

Os cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado têm até o dia 6 de maio para regularizar a situação. Após o prazo, quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O pleito municipal será em 04 de outubro.

Mas lembrando que antes disso, no dia 26 de abril, acontece a eleição suplementar para a escolha do novo senador por Mato Grosso, devido a cassação de Selma Arruda.

Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

Em Querência, o atendimento ao eleitor acontece de segunda a sexta-feira, dias úteis, na sede da 53ª Zona Eleitoral, situada na Avenida Norte, esquina com a Avenida Mato Grosso, nº 1545, setor Nova F (em frente ao Machry Super Mercado). O horário de atendimento é das 7h30 às 13h30 – horário de Brasília.

Veja Também

Internet
  • 22 Janeiro 2020
  • Por Inácio Roberto

PJC e parceiros promovem bazar beneficente

 COCALINHO - A Polícia Judiciária Civil e parceiros de Cocalinho empreenderam mais um projeto social, o bazar beneficente, no assentamento PA Três Marias. Cerca de 90 pessoas foram beneficiadas ao longo de 4...