0
0
0
s2sdefault

fico mapa maio 2020 BRASÍLIA - Principal reivindicação da população da região do Norte Araguaia, as obras de pavimentação da BR-158 devem começar já no ano que vem.

O anúncio foi feito nesta terça-feira, pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, por videoconferência, durante reunião com prefeitos e vereadores do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico da região de Confresa, organizada pelo senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso.

No encontro com os prefeitos, o ministro confirmou a opção do governo Bolsonaro de promover a pavimentação da BR-158 pelo traçado que contorna a Reserva Indígena Maraiwatsede da etnia Xavantes.

Ele informou que o trabalho para licenciamento ambiental da pavimentação pelo contorno já está bastante adiantado e que os estudos devem ser concluídos até o final do ano.

Considerada a mais importante rodovia da região do Vale Araguaia e fundamental para o escoamento da produção agrícola, a BR-158 tem menos de 123 quilômetros ainda sem asfaltado.

O novo traçado será capaz de absorver o tráfego dos municípios de Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada e Bom Jesus do Araguaia, solucionando questões importantes em uma única alternativa.

O ministro Tarcísio também informou que o Governo qualificou no Programa de Parceira de Investimentos a BR-158 “como prioridade nacional”. Isso garante a inclusão da rodovia nas concessões governamentais.

“A BR-158 já tem um movimento muito relevante, tão forte quanto o próprio movimento da BR-163. Temos visto mil e 500 a mil e 800 carretas-dia. É algo muito impressionante. Portanto, já tem tráfego suficiente para uma concessão”, destacou o ministro.  

Além de anunciar novidades em relação as obras da BR-158, o ministro da Infraestrutura anunciou já para o ano que vem, a implantação da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, ligando Água Boa, em Mato Grosso, a Mara Rosa, em Goiás, integrando o Araguaia à Ferrovia Norte-Sul. (Sapicuá Rádio News)

Veja Também