CUIABÁ - A Secretária de Meio Ambiente, Vitória Régia esteve reunida com o Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, levando ao Executivo Estadual, dificuldades das cerca de 200 famílias residentes no Assentamento Santa Rita.
Entre as dificuldades, a secretária de Meio Ambiente, Vitória Régia e os agricultores Luiz Eduardo e Ayrton Damiani narraram o impasse vivido pelas famílias, impedidas de produzir na área.
Dos 24 mil hectares, cerca de 35% da área é destinada à reserva coletiva, e os outros 65% área de cerrado, onde as famílias estão impedidas de produzir.
As restrições têm impedido até mesmo o plantio de alimentos para as famílias, obrigando boa parte delas a depender da doação de cestas básicas e do assistencialismo. O Estado fará o inventário das propriedades, para discutir com o INCRA a conclusão do processo de regularização do assentamento.
Os agricultores também reivindicaram a construção de uma escola estadual que deverá atender as mais de 80 crianças que percorrem diariamente cerca de 50 km até a unidade mais próxima.
A reunião também tratou sobre a regularização do P.A. Cancela.
Com informações de: Naiara Martins