• Anuncie
  • Brasil Escolar

0
0
0
s2sdefault

QUERÊNCIA – Outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Conhecida como Outubro Rosa, a campanha compartilha informações sobre o câncer de mama promovendo a conscientização da doença, proporcionando maior acesso aos serviços de saúde e diagnóstico precoce. As ações realizadas durante o mês contribuem para a redução da mortalidade do câncer de mama.

Em Querência, todas as unidades de saúde receberam uma decoração temática da campanha para chamar a atenção das pacientes à importância do assunto. As coletas de exame preventivo do câncer do colo de útero também são intensificadas nas unidades de saúde do município, durante este mês.

Além disso, os agentes comunitários de saúde reforçado a campanha com ações orientativas junto à comunidade.

Segundo a secretária municipal de saúde, Lubiane Boer, a postura atenta da mulher em relação à saúde das mamas significa conhecer o corpo e quais alterações são consideradas suspeitas. Por isso, é fundamental para a detecção precoce dessa doença que o autoexame – exame de toque das mamas – seja feito todos os meses, sempre, no quinto dia após a menstruação.

Lubiane lembra ainda que durante este mês, exames de mamografia tem sido liberados para mulheres que compõe a faixa etária preconizada, que é de 50 a 69 anos.

“A gente sabe que há indicação que se faça a mamografia à partir dos 40 anos de idade. Porém, o Ministério da Saúde elenca esta faixa dos 50 aos 69 anos a idade mais crítica. Por isso, é para esta faixa etária que estamos dando prioridade”, salientou a secretária Lubiane.

E no dia 25/10, sexta-feira, a secretaria municipal de saúde promoverá o Dia D da Campanha Outubro Rosa, na Praça do Setor F, à partir das 18h30. Neste dia, serão realizadas diversas ações voltadas à saúde da mulher. Haverá ainda sorteios de brindes para as mulheres que participarem do evento.

Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O tumor responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Ele também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. 

A prevenção do câncer de mama baseia-se no autoexame mensal e na realização de mamografia a cada dois anos, especialmente, em mulheres acima de 50 anos. No entanto, o controle dos fatores de risco também é eficaz. O estímulo aos fatores protetores são importantes devido ser por meio deles ser possível reduzir o risco de desenvolver a doença. Além do controle de peso corporal e consumo de bebidas alcoólicas, recomendações de especialistas na prevenção da doença.

Veja Também

Educação
  • 25 Outubro 2019
  • Por Inácio Roberto

Alunos participam de Dia de Campo

ÁGUA BOA - Alunos da Escola Estadual Jaraguá visitaram nesta sexta-feira, a Companhia Vale do Araguaia, onde ocorreu Dia de Campo. Participaram alunos do 3º e 4º anos do curso Técnico em...