• Anuncie
  • Brasil Escolar
0
0
0
s2sdefault

ATUALIZADA DIA 01 ABR 2020

 

corona nxNOVA XAVANTINA - A Secretária Municipal de Saúde de Nova Xavantina, informou que ontem, 31 de março, contabilizou dois casos suspeitos de COVID-19 no município.
Danielle Alves Silva Melo disse que os pacientes estão apresentando os sintomas da doença e um deles com quadro mais acentuado, queixando- se de dificuldades respiratórias. Foi realizado tomografia computadorizada do tórax dele, e a equipe médica aguarda resultado de exame de imagem.

Tendo em vista que o paciente esteve transitando pela cidade e entrando em contato com diversas outras pessoas, a secretária solicitou que os cidadão siga em isolamento social.

Os comércios da cidade estão abertos, porém as pessoas devem evitar sair de casa sem necessidade. "Temos que evitar aglomerações" 

Hoje dia 01 de abril, será coletado o material dos pacientes suspeitos para análise no Lacem de Cuiabá-MT.

 

================================== 

ATUALIZADA DIA 21 MARÇO 2019

 

NOVA XAVANTINA - Caso suspeito de coronavírus em Nova Xavantina foi descartado. Leia a matéria completa enviada pela Secretária de Saúde de Nova XAvantina, Danielle Alves Silva Melo:

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Xavantina-MT, vem a público esclarecer sobre o caso notificado no dia 16 de março de 2020 (segunda-feira), em atendimento hospitalar à paciente A. P. de S., a qual foi notificada como possível caso suspeito de coronavírus (COVID-19). A paciente apresentou quadro clínico estável e foi encaminhada para o regime de isolamento domiciliar até que a investigação fosse concluída para o enquadramento de caso suspeito. Entre os dias 6 e 10 de março de 2020, a paciente esteve presente em um cruzeiro na região litoral do estado de Rio de Janeiro, onde ainda não havia casos registrados de transmissão comunitária para o agravo. Sendo assim, a paciente foi descartada como possível enquadramento como caso suspeito de coronavírus.

Informamos ainda que referente ao paciente notificado como suspeito do coronavírus (COVID-19) no dia 11/03/2020 (quarta-feira), no qual foi enviado ao laboratório LACEN – MT e posteriormente encaminhado ao laboratório Adolfo Lutz em São Paulo –SP, para análise minuciosa do material e que na data do dia 21/03/2020, recebemos o resultado da amostra onde consta : Não Detectável. De acordo com a nota técnica: * O Ministério da Saúde recomenda a coleta de amostras até o 7º dia após o início dos sintomas. Resultado NÃO DETECTÁVEL em amostras coletadas após este período não exclui a possibilidade de infecção por Vírus. (Danielle Alves Silva Melo- Secretária de Saúde de Nova Xavantina, MT)

 

================================= 

 

ATUALIZADA DIA 19 MARÇO 2020

 

NOVA XAVANTINA – Mais uma pessoa oriunda da Europa chegou a nova Xavantina. coronavirus

Trata-se de uma mulher que veio da Alemanha, e chegando a Nova Xavantina, já se isolou em sua casa. Ela também comunicou aos técnicos da saúde do município, que estavam vindo da Europa.

A mulher não tem qualquer sintoma, mas está vindo da Europa, atual epicentro da crise de coronavírus.

Ela se submeteu a exames para verificar a possibilidade de contaminação por coronavírus e permanecerá em isolamento para evitar qualquer problema.

 

======================================= 

 

ATUALIZADA DIA 17 MARÇO 2020

 

nota nx coronaNOVA XAVANTINA – A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Xavantina esclarece que o caso suspeito do novo Coronavirus (Covid 19) notificado no dia 11 de março, quarta-feira, passada, permanece sob investigação.

Á informação é da secretária Danielle Alves Silva Melo.

O material coletado da paciente foi enviado ao Laboratório Central de Cuiabá. De lá, o material teve que ser enviado para o Instituto Adolfo Lutz em São Paulo, para análise minuciosa, dia 13/03.

A mulher morava em Milão, na Itália, e veio para o Brasil quando o coronavirus se multiplicou. Em Nova Xavantina, ela se isolou e não teve contato com familiares.

Até agora, a mulher segue em isolamento domiciliar que deve ser de 15 dias, com acompanhamento médico. Seu quadro clínico apresenta melhoras sem complicações. Não há outro caso suspeito em Nova Xavantina.

O Instituto Adolfo Lutz pediu prazo de 5 dias úteis para dar resposta ao exame. O retorno deve chegar até sexta-feira.

 

============================== 

 

ATUALIZADA DIA 14 MARÇO 2020

 

NOVA XAVANTINA - A Secretária de Saúde do município informou que o material coletado de uma mulher com suspeita de coronavírus, foi remetido pelo LACEN de Cuiabá para São Paulo.

Danielle Alves Silva Melo declarou que com essa remessa para outro laboratório, é necessário mais tempo para a conclusão do exame e consequente divulgação do resultado.

A mulher está em isolamento domiciliar para evitar possível propagação do vírus, mas  não há necessidade de internação hospitalar, uma vez que ela não apresenta complicações.

Aguardaremos novidades para as próximas horas. O caso suspeito pode ser descartado ou confirmado.

Detalhes da pessoa doente abaixo

 

================================= 

 

ATUALIZADA dia 12 março

nota esclarecimento nx NOVA XAVANTINA -  A Secretária de Saúde de Nova Xavantina, expediu nota de esclarecimento agora a tarde, sobre o caso suspeito de Coronavírus. Danielle Alves Silva melo informou que nesta quarta-feira, 11 de março, houve a notificação de um caso suspeito de coronavírus.

Em visita domiciliar após a Secretaria de Saúde ser acionada sobre a suspeita, os técnicos enquadraram a paciente como suspeita para coronavírus, seguindo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

O quadro clínico da paciente é estável e sem indicação médica para internação. Foi estabelecido o procedimento de isolame3nto domiciliar até que os exames preliminares seja concluídos pelo Lacen/MT.

A equipe de saúde está acompanhando e realizando monitoramento diário da paciente. A mulher veio de Miolão, Itália, região endêmica para coronavírus. A própria pessoa passou a se isolar, não teve contato com familiares e usa máscara e luvas como forma de proteção. Isso diminui os riscos de propagação da doença.

A paciente foi examinada pela equipe de saúde do município e encontra-se estável, sem aparecimento de sintomas graves. Trata-se de caso suspeito ainda não confirmado, declarou em nota, a Secretária Danielle.

 

================================= 

NOVA XAVANTINA – Uma moradora de Nova Xavantina está sendo tratada como suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. Ela está sendo acompanhada pela equipe de saúde do Município. coronavirus

Segundo informações repassadas pela imprensa, a mulher reside no bairro Conagro e chegou a pouco da cidade de Milão, na Itália.

Coleta de material foi feito para exames de laboratório. A mulher está isolada em sua casa. A resposta do exame deve sair nas próximas horas.

Nossa reportagem fez contato com a Secretaria Municipal de Saúde, mas não obtivemos nenhuma informação.

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como evitar:

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

Evite aglomerações se estiver doente.

Mantenha os ambientes bem ventilados.

Não compartilhe objetos pessoais.