• Anuncie
  • Brasil Escolar
0
0
0
s2sdefault

Imagem: Edson MoreiraQUERÊNCIA – A Secretaria Municipal de Saúde adotou algumas mudanças no atendimento das Unidades Básicas de Saúde, como parte do trabalho de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus.

Desde ontem (25/03), as unidades de saúde dos setores F e Imperial estão abertas, nos períodos matutino e vespertino, para atender toda a população de todos os setores. Gestantes, crianças, e pacientes que não apresentem síndrome gripal devem procurar estas unidades.

Os pacientes que procurarem estas unidades e forem avaliados com síndromes gripais e/ou problemas respiratórios, serão triados e encaminhados ao Centro Municipal de Saúde, que está funcionando como unidade sentinela, ou seja, fica aberto 24h especificamente para atender pacientes com estes sintomas.

A secretária municipal de saúde Lubiane Boer ressalta que os pacientes não devem esquecer de apresentar no ato da consulta, além do Cartão SUS e do documento pessoal, o Cartão da Família.

Já a coordenadora de atenção básica de saúde do município Naiara Tonetti informa que os pacientes em tratamento de hanseníase devem procurar a UBS do Setor F para retirar a medicação. Esses pacientes devem procurar pela enfermeira Karine.

Já os testes do pezinho foram centralizados na UBS do Setor Imperial. A vacinação de BCG (indicada para prevenção da tuberculose administrada logo após o nascimento) e de Hepatite B serão realizadas no Hospital Municipal.

A Campanha nacional de vacinação contra a gripe, que teve início na última segunda-feira (23), acontece exclusivamente na UBS do Setor G. Nesta fase, idosos e profissionais da saúde são o público prioritário.

A triagem neonatal, que era realizada no setor de reabilitação do Centro Municipal de Saúde, também acontecerá na UBS do Setor G em dias específico: quarta-feira durante todo o dia e sexta-feira no período matutino.

A equipe de saúde bucal também estará atendendo nas unidades dos setores F e Imperial, porém apenas casos de urgência e emergência.

A secretaria municipal de saúde disponibilizou o telefone/Whatsapp (66) 98421-5249 para esclarecimentos e orientações à população.

Dois médicos também atenderão através deste call center aos pacientes que fazem uso contínuo de medicação e necessitam do receituário. Todos os dias um motorista da secretaria municipal de saúde recolherá as receitas com os médicos responsáveis e levará até a Farmácia Básica Central. Desta forma, o paciente precisará apenas ir até a Farmácia Central e retirar seu medicamento, sem a necessidade de enfrentar filas para adquirir a receita médica.

Covid – 19 em Querência

A Secretaria Municipal de Saúde está emitindo um Boletim Informativo Diário com o resumo de casos relativos ao coronavírus em Querência. No último boletim, emitido nesta quinta-feira (26), constam 02 casos suspeitos, 31 pacientes monitorados e 01 caso descartado. Não há nenhum caso confirmado da doença até o momento, no município de Querência.

Todas as terças e sextas-feiras a equipe da secretaria municipal de saúde participará de uma coletiva de imprensa no gabinete da prefeitura para trazer informações atualizadas sobre o Covid-19.

Os testes rápidos adquiridos pela secretaria municipal de saúde devem chegar no próximo dia 14 de abril.

Veja Também

Internet
  • 08 Março 2020
  • Por Inácio Roberto

Violência contra a mulher (Artigo de Opinião *)

 Numa comparação internacional, o Brasil está no hall dos 140 países que possuem leis que punem, de alguma maneira, a violência contra a mulher. Isso representa dois terços das nações. Ainda restam 40...