0
0
0
s2sdefault

ÁGUA BOA – O Hospital Regional Paulo Alemão de Água Boa é a referência regional de vários municípios com população indígena Xavante, alcançando mais de 12.000 usuários do SUS sob sua responsabilidade. De janeiro a maio de 2020, foram registrados no Polo Base Agua Boa, os óbitos de 17 indígenas Xavantes, sendo idosos, crianças e pacientes com comorbidade. Nem todos faleceram na unidade hospitalar. Em relação ao Polo Base Maraiwatsede, ocorreram 04 óbitos de pacientes, nem todos em unidade hospitalar, incluindo crianças e idosos/paciente com comorbidade.

Na Referencia hospitalar, faleceram 09 Xavantes do Polo Base Campinápolis, dentre eles crianças e pacientes com comorbidade.

O DSEI Xavante, em parceria com outras instituição, como ERS/MT e UFMT-CUA, tinha previsão de agenda nesse primeiro semestre de 2020, de oficinas realizadas de 2018 a 2019, acerca da mortalidade infantil na população indígena Xavante. Trabalho que seria ampliado aos agravamentos de crônicos, análise de rotinas de atendimento para buscar a implementação de melhorias, sempre priorizando o bem estar e prevenção e promoção de saúde da População Indígena Xavante.

A primeira reunião serviu para contextualização dos resultados/indicadores das oficinas realizadas, mas com a Pandemia de coronavírus, um contexto de priorização de ações de combate a COVID-19, houve a necessidade de sobrestar a atividade.

A integração dos atendimentos em área, ações e rotinas do DSEI Xavante com as referências de saúde nos municípios também é essencial para ofertar a população Xavante, atendimento de saúde digno, respeitoso quanto a cultura e necessidades, eficaz e humanizado.

Existem fatores sociais muitos sérios a serem pensados também, que refletem de forma muito negativa a saúde da população Xavante, tema esse que tem sido muito debatido, pois não podemos atender as demandas que não são relacionadas a saúde pública, mas diante de nossa importante missão, devemos sim atuar para abrir caminhos a soluções sociais importantes a população Xavante, povo guerreiro, com história e cultura que merecem ser respeitadas e valorizadas. (DSEI Xavante - Luciene Cândida Gomes)

Veja Também

Gerais
  • 30 Abril 2020
  • Por Redação Interativa

Projeto Autoestima lá em Cima

ÁGUA BOA - O Projeto “Autoestima lá em Cima Água Boa” é uma iniciativa de Adjane Oliveira, que montou um estúdio em sua própria residência, depois de saber que muitas mulheres tinham vontade de...