Ao Vivo Água Boa - MT (99,7 FM)

Anderson Samers Programa: Bom Dia Interativa
Locutor: Anderson Samers

Ouça Agora!

(66) 99652-7007

Ao Vivo Querência - MT (97,9 FM)

Alessandro Mello Programa: Almanaque Interativa
Locutor: Alessandro Mello

Ouça Agora!

(66) 98438-0051

Carreata em alusão ao Setembro Amarelo - Alerta à prevenção ao suicídio

QUERÊNCIA – A Secretaria Municipal de Saúde realizará uma carreata nesta quinta-feira (30).

O ato é em alusão ao mês “Setembro Amarelo” que está sendo finalizado.

A concentração será às 17:00 horas com saída em frente a Secretaria de Saúde (Rua Rio Grande do Sul).

=============================================================================

Suicídio, vamos falar sobre isso? Viver é a melhor opção.

QUERÊNCIA - O mês de Setembro foi escolhido pelo fato do dia 10 ser o dia Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Já a cor foi selecionada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda. Em meio à pandemia da Covid-19, o Setembro Amarelo chama a atenção para os impactos na saúde física e mental da população.Conforme os dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos.
Segundo o Ministério de Saúde, mais de 96% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, depressão, transtorno bipolar e/ou abuso de substâncias – números que colocam essa entre as três principais causas de morte de pessoas entre 15 e 29 anos no mundo.
A psicóloga da Assistência Social Rosieli Ribarski falou sobre a importância de conscientizar a população sobre o assunto. De aocrodo com ela essa mobilização é pra chamar atenção para a valorização da vida. " É muito importante poder ter essa empatia com as pessoas, escutar e acolher quem passa por isso."
Responsável pela coordenação do Setor de Psicologia da saúde em Querência, o Psicólogo Diego de Almeida fala de palestras e orientações que a Secretaria de Saúde esta realizando nos postos de saúde do munícipio confirmando que no dia 30 de Setembro haverá uma carreata de conscientização para prevenção ao suicídio. E pede o apoio da família e da população para esse movimento.
De acordo com o Psicólogo, “a melhor forma de prevenção é o acolhimento! Uma conversa calma e sem julgamentos é fundamental.” Ele também disse que é de suma importância observar os sinais que são considerados sinais de alerta, como por exemplo: Mudança de personalidade, irritabilidade, pessimismo, sentimento de culpa, perdas recentes, sentimentos de solidão, evidências de comportamento auto-lesivo e menção repetida de morte, esses e outros sinais são associados a depressão que na forma mais grave pode levar ao suicídio.Ainda de acordo com Diego, em Querência cerca de 500 pessoas entre adolescentes e adultos são acompanhadas pela coordenação de psicologia do município e salienta que muito importante buscar ajuda nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)para auxiliar nessa luta. Porque “falar é a melhor opção”
“Quando alguém pensa em suicídio, ela quer matar a dor e não a vida”

Pequenos gestos de ajuda se espalham pelo município, os Postos de Saúde Familiar (PSF) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) estão sendo decoradas com a cor amarelo, para dar visibilidade à causa e alertar para a importância da prevenção.
Assista as orintações dos psicologos;



"Agir Salva Vidas"

Veja mais notícias: