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Agenda de Água Boa
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Seduc quer saber opinião dos pais sobre retorno das aulas presenciais

Redação Interativa Educação 28 de setembro de 2020 Atualização mais recente: 28 de setembro de 2020 Acessos: 900

Aluno em sala de aulaCUIABÁ - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai realizar pesquisa com os pais de alunos da rede estadual de ensino para saber a opinião deles sobre a possibilidade de retorno das aulas presenciais. A pesquisa será realizada on-line e está disponível no site da Seduc.

O questionário tem cinco questões para os pais responderem, como a etapa de ensino do filho, se concordam com a retomada das aulas presenciais, se o filho tem algum tipo de comorbidade e se convive com alguém que tenha uma.

Essas informações foram socializadas com as assessorias pedagógicas e diretores das unidades educacionais. Eles vão auxiliar a Seduc no processo de divulgação junto à comunidade.

Segundo a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, os dados da pesquisa serão de extrema importância para orientar a Seduc na tomada de decisão quanto ao eventual retorno das aulas presenciais. Porém, antes de se pensar em retorno das atividades é importante acompanhar o mapa de risco da pandemia do coronavírus no Estado.

“As aulas somente retornarão com avaliação e pareceres das autoridades de saúde e a anuência do Gabinete de Situação, ou seja, o planejamento do retorno das atividades presenciais está sendo feito de acordo com o protocolo de segurança da Secretaria de Estado de Saúde (SES)”, destacou a secretária.

Marioneide ainda informou que a Seduc está fazendo um estudo para ver a possibilidade de retorno das aulas presenciais, inicialmente, com os alunos dos 3º anos do Ensino Médio e com revezamento.

“Ainda não temos uma data definida, mas já estamos nos planejando e preparando todas as nossas organizações internas para esse retorno. Tudo tem que ser muito bem estruturado e com segurança, seguindo as regras apontadas no protocolo e com a anuência do gabinete de situação”.

Pensando no retorno presencial, a Seduc construiu em conjunto com a SES uma nota técnica com os protocolos de segurança. Esse protocolo será enviado para todas as unidades escolares, assessorias pedagógicas e Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros). Ele trata de todas as etapas do retorno presencial, como, por exemplo, como será o recebimento do estudante na escola, como é o fluxo dentro da escola, a necessidade do distanciamento, o uso de máscaras e demais equipamentos de proteção individual, rotinas de limpeza, entre outras.

A partir desse protocolo, a Seduc montará uma cartilha para instruir as unidades escolares a se prepararem para o momento de retorno.

 

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Canarana realiza atividades com estudantes da rede municipal sobre empreendedorismo na pandemia

Redação Interativa Educação 12 de setembro de 2020 Atualização mais recente: 12 de setembro de 2020 Acessos: 1086

canarana empreendedorismoCANARANA - O mundo precisou se adaptar às novas realidades impostas pela pandemia da covid-19. Aulas online ou acompanhamento remoto das atividades educacionais foram alternativas para não interromper o processo de ensino-aprendizagem. As mudanças encaradas por estudantes de diversos níveis exigiram a ampliação da capacidade criativa para lidar com o momento adverso. O município de Canarana, a 838 km de Cuiabá, possui experiências positivas na manutenção das atividades e dos conteúdos de educação empreendedora aplicados junto aos alunos do ensino fundamental da rede pública do município.

Exemplo disso é que mesmo em situação de isolamento social, durante a pandemia, nove escolas municipais mantiveram os trabalhos do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), de forma bastante proativa. Ajustes como videoaulas gravadas pelos professores e encaminhadas aos grupos de WhatsApp de cada turma e a prática de tarefas a distância são algumas das ações realizadas.

Segundo a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Canarana, Elaine Noeli Elsenbath, as escolas buscaram manter suas atividades de forma remota, por meio de grupos de WhatsApp, Instagram, Facebook e outras tecnologias acessíveis.

“Esse é o terceiro ano que trabalhamos com o JEPP e devido a pandemia tivemos que mudar nosso planejamento. Inicialmente ficamos um tempo sem atividades e depois começamos a trabalhar de forma remota. Enviamos para cada aluno um livro impresso sobre o programa e os professores elaboraram uma sequência de atividade remotas para serem impressas e enviadas semanalmente aos alunos. Além dos vídeos pelas mídias sociais e Whatsapp. Cada escola com sua estratégia”.

A intenção foi proporcionar aos alunos e seus familiares a vivência de experiências colaborativas de aprendizagem por meio da educação empreendedora, incentivando-os com novas aprendizagens, apresentando novos conhecimentos e aprimorando comportamentos empreendedores como: comprometimento, busca de informações e rede de contatos, independência e autoconfiança, entre outros. 

“Ao final do projeto o normal seria a realização da Feira do Empreendedorismo onde as crianças com o auxílio da família e dos professores, colocam em prática o que aprenderam. Porém com a pandemia foi necessário se reinventar e realizar as ações em casa. E cada escola escolheu a melhor forma para conseguir fazer isso. Mesmo com os desafios de trabalhar remotamente observamos o empenho de todos”, conta.canarana empreendedorismo 1

Aplicação prática: Segundo a diretora da escola Emeb Nova Era, Marinalda Ferreira Costa, foi proporcionado aos estudantes e seus familiares a vivência de experiências colaborativas de aprendizagem por meio da educação empreendedora, incentivando-os com novas aprendizagens, apresentando novos conhecimentos e aprimorando comportamentos empreendedores.

“Exemplo disso, são os alunos do segundo ano, que escolheram trabalhar com temperos naturais. As professoras enviaram algumas sementes como coentro, alho com broto e cebolinha e sugeriram plantar com a ajuda da família, voltado para o consumo próprio. Já o quinto ano com a colaboração dos pais, fizeram comidas e simularam a venda para familiares ou conseguiram realmente vender nos arredores. Os alunos também fizeram vídeos sobre os produtos que estavam ofertando, alguns ainda deram dicas de receitas. E apesar dos desafios desenvolver e realizar este trabalho de forma remota só foi possível devido o empenho e o envolvimento das famílias na execução das atividades propostas”, destaca.

A escola rural Emeb Coronel Vanick, também teve sucesso com as ações do JEPP. A diretora, Joelma Furlan Trodo, conta que devido à distância, o WhatsApp e as mídias sociais foram grandes aliados.

canarana empreendedorismo 3“Os alunos do terceiro ano escolheram como parte final do JEPP confeccionar brinquedos ecológicos, então a professora pesquisou sobre o assunto, preparou vídeoaulas que foram enviadas aos pais para que eles pudessem, com materiais que possuíam em casa desenvolver os brinquedos. Outro exemplo é dos alunos do sexto ao nono ano, as professoras realizaram uma pesquisa pela internet sobre o lixo produzido em casa e decidiram na temática: combate à dengue. Como eles ainda não finalizaram, será realizado um ‘Dia D’ e todos os alunos irão limpar o quintal de sua casa, voltado para prevenção”, ressalta.

Segundo a gestora estadual do Programa Empreendedor do Futuro do Sebrae em Mato Grosso, Kristianny Arruda, com o auxílio do Sebrae as escolas conseguiram articular o conteúdo de Educação Empreendedora com processos de desenvolvimento de competências que podem ser realizados em casa no dia a dia.

“Mostramos que envolvendo as famílias, as atividades do programa poderiam ocorrer com adaptações é claro. Mas apesar das dificuldades é muito gratificante saber que esse conteúdo, ajudou essas crianças a soltar energia, inclusive proporcionando uma aproximação e participação junto com seus pais. Há relatos ainda de que as atividades do JEPP uniram mais pais e filhos”, relata.

A gestora lembra ainda que, para as escolas que estão tendo algum tipo de dificuldades, o Sebrae/MT se coloca à disposição para auxiliá-las em relação a aplicação remota do JEEP e outros produtos da educação empreendedora. (Ascom)

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Associação Pestalozzi retoma atendimentos aos seus alunos

Redação Interativa Educação 01 de setembro de 2020 Atualização mais recente: 01 de setembro de 2020 Acessos: 1151


pestalozzeÁGUA BOA – A Escola Nova Esperança da Associação Pestalozzi retomou hoje os atendimentos aos seus alunos, de forma progressiva, com todos os protocolos de segurança, seguindo orientação da saúde.

A informação é do diretor Emerson Marcello Godoy. A escola realizou triagem com todos os familiares que compareceram à escola, com as devidas medidas de segurança e EPIs.

A Pestalozzi atende hoje 130 alunos. Devido à pandemia as atividades estavam suspensas como medida de segurança. O retorno ocorre com cautela, sabendo da importância e das necessidades dos alunos. Os alunos serão atendidos de forma individual progressiva, sem aglomeração, com horários organizados semanal.

Marcello agradece à comunidade que sempre colabora e reforça que a Escola tem o compromisso de realizar um trabalho com excelência e qualidade. A Pestalozzi tem 33 anos de histórico de serviços prestados. “Voltar à rotina escolar não é uma das tarefas mais fáceis. Horários para dormir e acordar, atividades preestabelecidas, alimentação adequada, e todas as medida de segurança. Isso exige uma readaptação não somente dos alunos e profissionais, mas também dos familiares.

Agora o momento é de união e cooperação. Todos estão se adaptando às novas rotinas, com coragem, determinação, fé, confiança e responsabilidade. “Juntos somos mais fortes”, afirmou Emerson Marcello Godoy.

 

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Pais pedem merenda escolar - Semec informa

Redação Interativa Educação 26 de agosto de 2020 Atualização mais recente: 26 de agosto de 2020 Acessos: 977

oficio nova nazareNOVA NAZARÉ – Moradores estão cobrando um kit de merenda escolar para estudantes que estão fora de sala de aula por causa da pandemia do coronavírus. Segundo os pais, alguns estudantes recebem a alimentação enquanto outros ficaram de fora. As famílias esperam pela divulgação dos critérios para se adaptar à inscrição para o kit de alimentação.

A Secretaria Municipal de Educação atende 28 escolas indígenas e duas escolas no setor urbano. Segundo a titular, Geliane Steffenon Fontoura, o município não consegue atender toda a população escolar com merenda.

Geliane informou que a administração anterior teve a prestação de contas reprovada pelo Plano Nacional de Alimentação Escolar, PNAE.Por isso, o município não recebe esse auxílio do Governo Federal, mesmo tentando regularizar a situação durante os últimos 4 anos.

Geliane acrescentou que alguns estudantes recebem o kit alimentação desde que matriculados na rede municipal de ensino, com frequência escolar superior a 80% nos meses de fevereiro e março.

Além disso, são famílias de baixa renda já cadastradas no programa Bolsa Família. A seleção das famílias beneficiadas ocorreu através das escolas e do Conselho Municipal da Merenda Escolar e Secretaria municipal de Ação Social.

Os kits hoje distribuídos para alguns alunos também são bancados pela Secretaria. Geliane pediu que as pessoas busquem outras informações na própria Secretaria de Educação. Idêntica explicação já foi repassada à Câmara de Vereadores.

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Atividades não serão postadas em plataforma da Seduc até o dia 10/07 - Entenda o porquê

Michele Soares Educação 02 de julho de 2020 Atualização mais recente: 02 de julho de 2020 Acessos: 1034

QUERÊNCIA - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que até o próximo dia 10 de julho não serão postadas atividades na plataforma "Aprendizagem Conectada".

A assessora pedagógica da Seduc em Querência, Gláucia Galvão, explicou que a medida visa evitar aglomeração de pessoas nas unidades escolares que disponibilizam material impresso para os estudantes, e assim evitar a disseminação do coronavírus.

Segundo a Seduc informou, os materiais já se encontram produzidos e serão postados assim que a situação de risco dos municípios em relação à pandemia estiver minimizada.

Gláucia lembra aos alunos que a plataforma dispõe de um acervo de vídeos, jogos, livros e outros objetos digitais de aprendizagem, que podem ser acessados tanto no link da Biblioteca Integradora, como vídeos do Pré-Enem Digital.

Plataforma Aprendizagem Conectada

A plataforma, que pode ser acessada pelo computador e dispositivos móveis (celular e tablet), possui atividades pedagógicas para auxiliar os estudantes na aprendizagem durante a suspensão das aulas.

O aluno deve acessar o endereço eletrônico www.aprendizagemconectada.mt.gov.br ou o site da Seduc.

O estudante poderá estudar utilizando a plataforma pelo celular ou pelo computador (com acesso à internet) e fazer as atividades em um caderno a parte. Para aqueles que não têm acesso à internet, os materiais impressos serão disponibilizados pelas unidades escolares e assessorias pedagógicas.

  1. Comissão especial discute plano estratégico para retorno das aulas em MT
  2. Jovens da Venezuela fazem intercâmbio
  3. Cooperensino disponibiliza aulas via internet
  4. Escolas Estaduais vão repassar merenda escolar aos alunos - retirada hoje e amanhã
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