CUIABÁ - O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) protocolou na última quinta-feira (16/01), um novo ofício (nº 10/2020) junto à Secretaria de Estado de Educação, cobrando a publicação do ato governamental de prorrogação das convocações do Concurso Público de 2017. O documento encaminhado à Seduc-MT exige urgência na publicação do Ato, considerando o tempo exíguo prazo de validade do referido Concurso, em 31 de janeiro de 2020.
O Sintep-MT reforçou em ofício que o Ato de convocação integra o compromisso feito pelo governo do estado com a categoria no documento que suspendeu a greve em 2019. Nele ainda apontava a convocação dos concursados aprovados no Cadastro de Reserva ao cargo de Apoio Administrativo Educacional (AAE), para o mês de dezembro de 2019. O que não ocorreu.
“A luta do Sintep/MT para a realização e cumprimento de Concurso Público se baseia no fato de que com maior número de profissionais efetivos nas redes, é possível garantir a continuidade dos projetos educacionais nas escolas”, destaca o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira. Diante dessa defesa, Valdeir, reiterou a necessidade da convocação de concursados homologados no Cadastro de Reserva, enquanto houver vagas livres nas escolas.
As cobranças do sindicato concluíram com o reforço da posição da categoria em relação ao pleito dos habilitados que reivindicam a quebra da cláusula de barreira para o cadastro de reserva do Concurso 2017. (Assessoria/Sintep-MT)
ÁGUA BOA/ QUERÊNCIA – O período de matrículas web nas unidades educacionais da rede estadual de Mato Grosso para alunos novos começa na próxima terça-feira (7). As matrículas web, bem como o cadastro de usuário, devem ser feitas no site da Seduc.
De 9 a 13 de janeiro serão as matrículas para as unidades escolares que iniciarão o ano letivo em 10 de fevereiro de 2020; e de 03 a 09 de março, para as escolas que iniciarão o ano letivo em 23 de março de 2020.
O processo de matrícula web ocorrerá, exclusivamente, nas unidades escolares que terão as matrículas solicitadas pela internet.
Entende-se por alunos novos, aqueles que não constam na unidade escolar no término do ano letivo de 2019, como os que ingressarão na educação infantil, ensino fundamental e médio, os transferidos de qualquer rede de ensino, bem como os alunos que apresentam situação de desistente e abandono no sistema SigEduca, módulo Gestão Educacional (GED).
Cadastro do Usuário
Antes de solicitar a matrícula web é preciso fazer o cadastro do usuário no site. O cadastro é a primeira fase do processo para as matrículas web de alunos novos nas escolas estaduais.
Ao fazer o cadastro, o sistema gerará o login e a senha de acesso do usuário, que deverá ser usado para fazer a matrícula.
Para as unidades escolares que iniciarão o ano letivo em 10 de fevereiro de 2020, o cadastro para matrículas poderá ser feito até 13 de janeiro e para as unidades que iniciarão o ano letivo em 23 de março o cadastro será até 09 de março.
A 2ª fase do processo compreende dois momentos simultâneos que é a solicitação de matrícula web, sendo que, ao confirmar a solicitação, o sistema emitirá uma ficha com as informações cadastradas.
A segunda fase é a confirmação da solicitação de matrícula web, que será na unidade escolar, com data e horário de atendimento constante na ficha de solicitação. A matrícula só será efetivada quando validada pela unidade escolar.
Calendário Escolar
As escolas estaduais de Querência retornaram às aulas nesta segunda-feira (06/01), para concluir o calendário de reposição das aulas pendentes do ano letivo de 2019, por conta da greve dos profissionais da educação, iniciada em maio de 2019 e que durou 75 dias.
Na Escola Estadual 20 de Março, as aulas de reposição seguem até 06 de fevereiro. A Escola Estadual 19 de Dezembro encerra as aulas de reposição em 31 de janeiro. Já a Escola Estadual Querência, que voltou às atividades antes do término da greve, concluiu o calendário de reposição em 20 de janeiro.
O ano letivo 2020 inicia em 23 de março nas Escolas Estaduais 20 de Março e Querência. A Escola Estadual 19 de Dezembro ainda não divulgou a data do início do ano letivo de 2020. Conforme a direção da escola informou, é aguardada uma resposta referente à uma solicitação de alteração no calendário 2020. Assim que houver um posicionamento, será comunicado.
Em Água Boa, as Escolas Estaduais Antônio Gröhs e 09 de Julho concluíram o calendário de reposição ainda no ano de 2019. Portanto, as aulas referentes ao ano letivo 2020 iniciam em 10 de fevereiro.
ÁGUA BOA - A solicitação de matrícula de alunos novos interessados em estudar na Escola Estadual 09 de julho será mediante Matrícula Web, realizada em link especifico, disponibilizada no site www.seduc.mt.gov.br
1ª fase- de 12/12/2019 a 08/01/2020- Período de cadastro para gerar login e senha no site. O cadastro será realizado pela pessoa que solicitar a vaga ( responsável pelo aluno)
2ª fase- 09/01/2020 a 11/01/2020- Processo de solicitação de Matricula web, realizada no site.
3ª fase- 09/01/2020 a 11/01/2020- Confirmação da solicitação junto a unidade escolar das 7h ás 19 h, munido dos seguintes documentos:
DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA:
1 FOTO 3X4 RECENTE;
1 CÓPIA DO RG E CPF DO ALUNO
1 CÓPIA DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO;
1 CÓPIA DO TIPO SANGUÍNEO
1 CÓPIA DO CARTÃO DE VACINA
1 CÓPIA DO RG E CPF DO RESPONSAVEL
1 CÓPIA DO COMPROVANTE DE ENDEREÇO
DECLARAÇÃO DE TRANSFERENCIA OU HISTORICO ORIGINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Contatos com a Escola Estadual 9 de Julho 3468 3091
NOVA NAZARÉ - Acontece nesta quinta-feira, a Feira de Ciências das Escolas Municipal Nova Nazaré e Estadual Tancredo Neves.
Cerca de 40 alunos estarão expondo 25 trabalhos de ciências. Os estudantes são estimulados à criatividade nos mais diversos trabalhos sob orientação dos professores.
Os ganhadores dos trabalhos serão levados já no sábado para um passeio nas Águas Quentes de Barra do Garças.
VEJA FOTOS DO EVENTO -
CUIABÁ – Os alunos Rodrigo Evangelista de Oliveira (1º ano), Gabriel Nunes Moreira e Márcio Gomes Martins Júnior (2° ano) do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Municipal Agrícola de Querência (EMAQUE) estão em Cuiabá desde o início da semana, onde participam de uma imersão, promovida pela Fundação André e Lúcia Maggi (FALM), através do Desafio Global.
O programa Desafio Global da FALM, que visa impulsionar jovens a colocarem em prática suas ideias para soluções inovadoras para resolução de problemáticas sociais percebidas em suas comunidades, é dividido em duas categorias: Semear para jovens de 13 a 17 anos e Germinar para jovens de 18 a 29 anos.
Dez projetos de cada categoria foram escolhidos, através de votação online para, além de participar da imersão, receber um incentivo financeiro.
Na categoria Semear, serão distribuídas bolsas de R$ 2 mil e para a categoria Germinar bolsas de R$ 10 mil.
Intitulado Da Escola ao Campo, Produzindo Conhecimento, o projeto dos alunos da EMAQUE faz parte da categoria Semear, e ficou em 7º lugar. O objetivo do projeto é implantar uma área experimental de maracujá orgânico para contribuir no aprendizado dos futuros Técnicos em Agropecuária, enriquecer a merenda escolar e estender as orientações técnicas para o público da agricultura familiar.
Acompanhados da coordenadora do Curso Técnico em Agropecuária da EMAQUE, professora Luciana Marcolino, os alunos conhecerão durante esta semana os outros nove projetos aprovados, tendo assim uma rica oportunidade de troca de experiências e aprendizado.
Outro projeto de Querência, A Biblioteca e o Desenvolvimento local, da Biblioteca e Espaço Cultural Fonte do Aprendiz também foi vencedor, ficando inclusive em 1º lugar na votação da categoria Semear, com 744 votos. No entanto o projeto desistiu de participar da imersão, devido ao conflito de agenda ocasionado pelas atividades de fim de ano do espaço cultural.
O Desafio foi inspirado no Design For Change, um movimento global que está presente em 65 países e que é representado no Brasil pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, que realiza sua premiação nacional: o Desafio Criativos da Escola.
Voltado especificamente aos municípios em que atua a Fundação André e Lucia Maggi, o Desafio Global busca auxiliar as ações dos jovens que estão causando impactos sociais transformadores em suas comunidades em diversas áreas, como: agricultura, meio ambiente, cultura, educação, habitação, inclusão, saúde, entre outras, que estejam ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).