Featured

Tratores e equipamentos agrícolas devem ser registrados no Ministério da Agricultura (Renagro) a partir de setembro

trator - foto ascom gov brBRASÍLIA – O produtor rural poderá a partir de 30 de setembro desse ano, formalizar a documentação de máquinas e equipamentos agrícolas no Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro). Este registro poderá ser feito por meio do Id Agro Máquinas, plataforma desenvolvida pelo Instituto CNA em parceria com o Ministério da Agricultura (Mapa).
O Ministério da Agricultura lançou a Plataforma Digital de Registro e Gestão de Tratores e Equipamentos Agrícolas.
A ferramenta permite o registro de máquinas agrícolas sem custo ao produtor rural. O registro vai permitir o trânsito de veículos em vias públicas, sem necessidade de licenciamento e emplacamento.
Também facilita a comercialização de tratores usados, o acesso ao crédito e as ações de segurança em relação a roubos e furtos. Através do ID Agro, será possível gerar um documento oficial, permitindo a uniformização das informações e rastreio dos equipamentos agrícolas.
O Renagro (Registro Nacional de Máquinas Agrícolas) será equivalente ao CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) dos demais veículos.
Caso o trator ou outra máquina agrícola esteja transitando em via pública e não tenha o registro do Mapa, estará sujeito às mesmas medidas aplicadas aos veículos de passeio que transitam sem documento.
O Renagro dará maior tranquilidade aos produtores quando transitarem com o veículo em via pública, assim como, vai permitir que os órgãos de segurança tenham acesso a dados confiáveis sobre a movimentação das máquinas agrícolas no país.
Para fazer o registro, é necessário ter cadastro no aplicativo ID Agro, informar os dados pessoais; ter a nota fiscal da máquina.
Em 2.017, no último censo agropecuário((BGE), descobriu-se a existência de 1.229.907 tratores em 734.280 estabelecimentos agropecuários no Brasil.

Confira Mais Notícias