Querência no Topo da Poesia: Ester Hagata 14 anos se torna Campeã Estadual de Poesia Falada e se prepara para o Slam BR
QUERÊNCIA/ CUIABÁ - Querência conquistou espaço no cenário estadual da poesia falada neste mês de setembro. A estudante Ester Hagata, de 14 anos, aluna do 9º ano vespertino da Escola Estadual Querência, sagrou-se campeã estadual de Slam em Cuiabá e garantiu vaga no Slam BR, a etapa nacional que será realizada em Brasília.
O campeonato estadual reuniu competidores de diferentes regiões de Mato Grosso, e Ester, em sua primeira participação, enfrentou concorrentes experientes, entre eles um advogado que também atua como MC e uma artista e uma das Organizadoras da Batalha Pulo na Bala ambos Poetas. Mesmo diante de poetas já consolidados, a jovem se destacou e conquistou o primeiro lugar, representando Querência e o Vale do Araguaia em uma conquista inédita.
Projeto pioneiro em Querência
A participação de Ester no estadual foi resultado do Slam Querência Amada, organizado pelo professor e Slam Master Lukas Barbosa, responsável pela Oficina Ritmos e Poesias do CRAS, sob coordenação de Débora Schneider.
O projeto contou com três etapas escolares, realizadas em diferentes instituições:
-
Escola Estadual Querência: classificou a representante Ester Hagata para a final municipal;
-
Escola Militar Tiradentes: selecionou a representante Rafaela;
-
Escola Alegria do Saber: classificou duas crianças Maria Alice e Livia Vilas Boas da rede municipal;
-
Escola Cefique: a representante Karine Karoline foi convidada do quadro de estagiárias por ter se inscrito na edição da Escola particular, que se encontrava em semana de prova no dia da realização e não pode realizar a etapa.
Essas cinco estudantes competiram na final municipal, realizada em 19 de setembro na Praça da Prefeitura. O evento consolidou Querência como o primeiro município do Vale do Araguaia a sediar um Slam e o segundo do estado a realizar o formato fora de Cuiabá. Além disso, o município tornou-se pioneiro ao promover o primeiro Slam interescolar de Mato Grosso, reunindo diferentes instituições de ensino em uma mesma competição.
O impacto foi significativo: mais de 2.500 crianças, adolescentes e jovens das redes estadual e municipal tiveram contato direto ou indireto com o projeto, além de professores, pais e comunidade em geral. Nas redes sociais, as postagens relacionadas ao evento somaram mais de 10 mil visualizações.
-
Escola Estadual Querência
-
Matutino: 454 alunos
-
Vespertino: 451 alunos
-
Noturno: 265 alunos
-
-
Escola Militar Tiradentes
-
720 alunos (matutino e vespertino)
-
-
Escola Alegria do Saber
-
860 alunos
-
Outro destaque foi o engajamento direto: o projeto registrou mais de 60 inscrições e contou com mais de 50 participantes declamadores, todos apresentando poesias autorais, fortalecendo o protagonismo dos jovens e a identidade cultural do município.
Além do público escolar, a final municipal, realizada na Praça da Prefeitura, contou com a participação da comunidade local. Mais de 50 pessoas acompanharam o evento, incluindo autoridades como o prefeito Gilmar Wentz, a primeira-dama Janice Wentz, a vereadora Beatriz Steffen, o vice-prefeito Dr. Kalil Jacob, a secretária de Saúde Dra. Fernanda, Presidente do CMDCA Débora Schneider, além de professores, pais, alunos finalistas e demais munícipes que prestigiaram e permaneceram até o encerramento.
A final do Slam Querência Amada contou com um corpo de jurados diversificado, garantindo critérios técnicos, artísticos e também a participação popular na escolha da campeã.
-
Júri Técnico:
-
Ana Carolina de Melo – Slam Master do Slam do Capim Xeroso e organizadora do Slam MT.
-
-
Júri Artístico:
-
Dr. Munir Jacob – Campeão Nacional de De declamação do CTG Pousada do Sul em 2025
-
-
Jurados Populares (escolhidos entre a plateia, sem vínculo com escolas ou participantes):
-
Jéssica Silva – Influencer digital e apoiadora do evento;
-
Dr. Kalil Jacob – Vice-prefeito de Querência;
-
Franciele Gorgen – Munícipe com experiência e interesse na área artística, que se voluntariou como jurada.
-
A realização e a participação no estadual contaram com diversos apoios institucionais e individuais.
-
A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da primeira-dama Janice Wentz, garantiu as passagens de ida e volta para Ester e seu pai, além do deslocamento da jurada Ana Carolina, presente na final municipal.
-
A vereadora Beatriz Steffen e o médico Dr. Munir Jacob contribuíram com hospedagem e alimentação, tanto em Querência quanto em Cuiabá.
-
A apoiadora Jéssica Silva mobilizou empresas privadas para doações de brindes aos finalistas e ofereceu, com recursos próprios, uma quantia em dinheiro destinada à campeã.
Dessa forma, todos os cinco finalistas receberam premiações, e Ester foi contemplada com o prêmio em dinheiro, além da vaga para o estadual em Cuiabá.
Reconhecimento e próximos passos
A conquista estadual de Ester Hagata foi celebrada como um marco para Querência, que estreia nesse movimento cultural com grande protagonismo. O Slam Querência Amada teve a adesão de diretores, professores e alunos, o que fortaleceu a iniciativa e deu visibilidade à cidade no cenário literário e artístico do estado.
Agora, Ester se prepara para o Slam BR 2025, etapa nacional em Brasília, onde representará tanto Querência quanto o Mato Grosso.
O calendário nacional da poesia falada terá duas edições do campeonato neste ano. O Slam BR 2024 será realizado de 20 a 23 de novembro, em Madureira (Rio de Janeiro), dentro da programação oficial da Festa Literária das Periferias – FLUP. Essa edição ocorrerá de forma excepcional porque não foi realizada em 2023.
Já o Slam BR 2025 está previsto para dezembro, no Distrito Federal, em data ainda a ser definida. Ambas as competições devem reunir poetas de diferentes regiões do país, em encontros que se consolidam como os maiores eventos nacionais de poesia falada.