Após 7 anos, Casa do Mel será concluída com a participação do comércio
QUERÊNCIA – Um edital foi emitido nesta quarta-feira (19) informando a disponibilidade da participação de empresas na conclusão da Casa do Mel.
Após 7 anos de construção, a Casa do Mel localizada na área experimental do município, nunca foi concluída, agora com recursos do IPAN, as empresas interessadas em concluir esta obra e outras como por exemplo; conclusão do viveiro, podem se cadastrar através do site do IPAN.
O secretário de agricultura reforçou em entrevista, a busca intensa da gestão municipal para angariar recursos no intuito de concluir as obras da área experimental e fomentar o pequeno produtor.
================QUERÊNCIA – Na tarde desta quarta-feira (19), começaram a ser entregues, as caixas de abelhas adquiridas pela Secretaria Municipal de Agricultura. O secretário, Rodrigo Fenner, realizou a entrega pessoalmente apicultor Danilo Aguiar, primeiro produtor do município que foi retirar os recipientes.
Ao todo foram adquiridas, 50 caixas de abelhas, destas, estão sendo destinadas 36 caixas para a Associação dos Apicultores (06 beneficiários) e o restante irá para as comunidades indígenas.
==================QUERÊNCIA – O município de Querência foi contemplado com 400 toneladas de calcário doadas pelo governo de Mato Grosso, a informação é do Secretário de Agricultura Rodrigo Fenner.
Segundo o secretário, o município pagará somente o frete do local (Água Boa) até chegar a Querência, sendo destinada em seguida a agricultura familiar.
O calcário será destinado a projetos da secretaria como; Bacia leiteira, reforma de pastagem entre outros. Após ser feito um estudo técnico, será elaborado a melhor forma de distribuição aos que realmente necessitam para que não haja aquisição irregular.
Dentre as ações, está o transporte de 50 caixas de abelhas para o município. Foram destinadas 36 caixas para a associação dos apicultores do município e o restante irá para as comunidades indígenas que realizam o trabalho com os animais.
O programa Titula Brasil do Incra, será instalado no município através da criação do “Núcleo Municipal de Reforma Agrária” para auxiliar e agilizar os processos de títulos de áreas.
O núcleo receberá documentações indicadas pelo Incra, para iniciar as ações de regularização fundiária. Vale lembrar que o município não terá autonomia para decidir quais ações serão feitas.
No dia 15 de fevereiro foi feito a solicitação do programa, no início de abril um colaborador da secretaria foi indicado e já iniciou os treinamentos e capacitação para desempenhar ações no Titula Brasil.
Confira mais informações no vídeo abaixo com o Secretário de Agricultura Rodrigo Fenner;