Milho safrinha e gergelim terão quebra em Nova Xavantina
Atualizada dia 16 julho
NOVA XAVANTINA – As primeiras informações sobre a colheita do milho e do gergelim safrinha não são animadoras.
A informação é do presidente do Sindicato Rural de Nova Xavantina. Artemio Antonini disse que a quebra da safra de milho pode ser de 50%. As primeiras informações da colheita indicam grandes prejuízos em função da estiagem.
O plantio do milho foi feito muito fora da janela ideal. O ruralista também destaca que no atual ciclo, foram registradas chuvas bem abaixo do esperado.
Algumas fazendas registradas somente de 900 a 1.000 milímetros de chuvas, 50% abaixo da média. O milho ocupa cerca de 10 mil hectares.
Na cultura do gergelim, a situação é idêntica: a expectativa é de colher menos de 200 quilos por hectare. A área com gergelim é de cerca de 8 mil hectares em Nova Xavantina.
===========================
Publicado em junho 2021
NOVA XAVANTINA – As lavouras de milhos estão prejudicadas pela estiagem. A informação é do produtor rural Endrigo Dalcin.
As últimas chuvas não chegaram a Nova Xavantina. Isso indica grandes perdas nas lavouras plantadas fora da janela ideal. Por enquanto, ainda não há estimativa de produtividade para o milho.
Cerca de 10 mil hectares foram semeados com milho safrinha. O gergelim também foi afetado pela seca. No ano passado, foram colhidos cerca de 500kg por hectare.
Para esse ano, a expectativa é de que a produtividade do gergelim seja de 350kg a 400kg por hectare. Cerca de 8 mil hectares estão plantados com gergelim no município.
A boa notícia é de que os produtores rurais estão pensando em aumentar novamente a próxima área com soja, que será plantada a partir de novembro. Dalcin acredita que a área plantada com soja poderá chegar a 70 mil hectares contra os 65 mil do ciclo passado.