Empaer e Secretaria de Desenvolvimento divulgam levantamento de hortifrúti - veja vídeo
ÁGUA BOA – A Secretaria de Desenvolvimento do município e a Empaer acabam de realizar a primeira rodada técnica da agricultura familiar.
Foram promovidos encontros nas comunidades do interior em que foram apresentadas as potencialidades do município.
Otacílio de Souza Barbosa, secretário adjunto da Agricultura Familiar, e Alisson Lorenzon da Empaer informam que estão fomentando o surgimento de novas culturas entre os assentados. Em apenas 1 hectare é possível produzir até 160 mil pés de alface em 50 dias.
Hoje em Água Boa 1 pé de alface é comercializado por até R$ 2,50. A receita bruta pode chegar a R$ 400.000,00 em 1 hectare de alface a cada colheita. A demanda mensal por produtos hortifrúti é de 15 toneladas de tomate.
São quase 20 toneladas mensais de banana e aproximadamente 10 mil dúzias de ovos ao mês.
O objetivo é despertar produtores para apostarem nesse nicho de mercado. Atualmente mais de 90% dos hortifrúti comercializados em Água Boa são provenientes da Ceasa de Goiás.
O comércio local tem interesse em comprar dos produtores locais, pois assim conseguem produtos mais frescos e movimentam a economia local. Mas é necessário que sejam produtos com certa qualidade, a um preço justo e com constância no fornecimento.
Os encontros acontecem nos assentamentos Jandira, Jaraguá, Jatobazinho, Martins, Santa Maria e Serrinha. Cerca de 60 produtores participaram dos encontros.
Pretende-se ainda fazer uma apresentação extra na cidade para atender aos feirantes, chacareiros e demais interessados.
A ideia é reunir os agricultores em grupos de trabalho, a fim de organizar e ajudar a desenvolver as cadeias produtivas.
Veja as entrevistas com Otacílio e Alisson.