Área com soja crescerá 7% para a próxima safra; clima preocupa - veja vídeo
ÁGUA BOA – Os preparativos para a próxima safra de grãos de verão prosseguem à medida em que se aproxima a data de início de plantio, prevista para outubro. Segundo o engenheiro agrônomo Cristiano Zamboni, hoje a previsão da Associação dos Agrônomos é de que 85% dos produtores já estejam com todos os insumos adquiridos para o plantio da nova safra de soja.
A primeira estimativa indica que haverá aumento de até 7% na área ocupada com soja no município. Dos 200 mil plantados na safra passada, a previsão é de que até 215 mil hectares podem ser ocupados com a oleaginosa.
Alguns produtores vão utilizar menos fertilizantes para aproveitar a reserva do solo, tendo em vista aos altos custos desse insumo. Conforme Zamboni, outra preocupação dos produtores e dos técnicos é com o clima.
Segundo alguns meteorologistas, as condições climáticas para a nova safra serão muito parecidas com as da anterior.
A promessa é de que chova menos no final do ano, com chuvas acima da média no primeiro trimestre de 2.023. Dessa forma, segundo Zamboni, os produtores terão que ficar atentos tanto no plantio da soja, quando na colheita. E se a informação sobre o clima confirmar, a colheita da soja pode atrapalhar o próximo plantio da safrinha, já que os modelos climáticos indicam estiagem a partir de abril de 2.023.
Com essas informações os produtores já se preparam para enfrentar novos desafios, inclusive se precavendo para melhor plantar a segunda safra, podendo planejar a semeadura dentro das janelas ideais, procurando evitar perdas.
Veja vídeo -