Água Boa - MT,

Caravana ILPF em Água Boa, Cocalinho, Canarana e Nova Xavantina

VALE DO ARAGUAIA - A Caravana Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) chega a Mato Grosso para realizar a etapa Vale do Araguaia. O grupo formado por profissionais da Rede ILPF e das instituições associadas, entre elas a Embrapa, realizará eventos abertos ao público em Água Boa, Cocalinho e Barra do Garças. Além desses locais, haverá visitas técnicas a fazendas com uso de sistemas integrados em Montes Claros de Goiás (GO), Canarana (MT), Nova Xavantina (MT) e Iporá (GO).

Hoje, terça-feira, dia 30, será realizado um painel de debates sobre o potencial da ILP no Vale do Araguaia para uma produção sustentável. O evento será às 19h, na Primavera Máquinas (Concessionária John Deere) em Água Boa.
Moderado pelo pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Flávio Wruck, o painel contará com a participação de Emerson Nunes (Cooperativa Cocamar), Roberto Giolo (Embrapa Gado de Corte), Homero Figliolini (Liga do Araguaia), Ângelo Cadore (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Água Boa), Lorrayne Thaynara Santos (Aprosoja) e Fábio Marsango (Fazenda Bariri).

Quarta-feira, dia 31/05, às 8h, na fazenda Água Viva, no município de Cocalinho, será realizado um dia de campo mostrando um exemplo de sucesso no uso tanto da integração lavoura-pecuária quanto sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta com uso de espécies exóticas e nativas como o baru.

Esses dois primeiros eventos têm como público produtores rurais e profissionais que atuam na assistência técnica, comercialização de insumos e extensão rural.

Já no dia 01/06, em Barra do Garças, os estudantes serão o público do ciclo de palestras sobre oportunidades profissionais com a ILPF, que será realizado às 14h, no auditório do Instituto de Ciências Exatas e da Terra da UFMT.

Profissionais de empresas privadas, cooperativas, da academia, extensionistas e do terceiro setor falarão sobre o papel do técnico na implantação de sistemas ILPF, as demandas de pesquisa, o papel da extensão rural, as oportunidades de crescimento profissional na área de sustentabilidade e o papel do profissional na transição para sistemas mais sustentáveis, como a ILPF.

Inscrições

Todos os eventos são gratuitos e as inscrições devem ser feitas de forma antecipada pelo endereço bit.ly/caravana-valedoaraguaia.  

 Caravana ILPF

A Caravana ILPF é uma expedição técnica e científica promovida pela Associação Rede ILPF. A Rede ILPF é uma parceria público privada, formada pelo Bradesco, Cocamar, John Deere, Soesp, Syngenta, Suzano e Embrapa, com objetivo de acelerar a adoção de sistemas integrados de produção agropecuária no Brasil.

Desde 2022 a Caravana vem percorrendo regiões brasileiras levando informações sobre ILPF para produtores, técnicos e estudantes. Anteriormente já foram realizadas etapas no Espírito Santo e Bahia (abril 22), Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul (agosto 22), Maranhão e Piauí (novembro 22) e Minas Gerais e Goiás (março 23). (Ascom)

{showtime 640}

Confira Mais Notícias