Soja segue estocada e pode gerar déficit de armazéns com a colheita de milho que se aproxima

soja cccCUIABÁ - Os produtores de soja do Brasil comercializaram até agora, apenas 45% da soja produzida. A produção total pode chegar a 152 milhões de toneladas de soja. 

Mostra que apenas 68,5 milhões de toneladas da atual safra foram comercializadas. Em anos anteriores, no mesmo período, o Brasil já tinha comercializado cerca de 58% do total.

Mostra o descompasso entre a produção e a comercialização da soja. A preocupação é com o segundo semestre do ano, quando deverá entrar a nova safra de milho.

Isso poderá acarretar problemas de logística, primeiro para o armazenamento da soja e do milho. Segundo, lentidão no escoamento, já que o frete de longa distância ainda depende do transporte rodoviário. 

Há anos, os investimentos na infraestrutura estão em descompasso com o avanço agrícola, evidenciando gargalos e provocando aumento de custos para o agronegócio.

Em Mato Grosso também há déficit de armazéns. Todos os anos tem ocorrido aumento na safra de soja e milho, o que demanda espaço em armazéns. 

Confira Mais Notícias