Futuro em Campo conecta mais de 100 alunos ao dia a dia de uma propriedade rural

RIB. CASCALHEIRA - Nesta terça-feira (14.10), a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) promoveu mais uma edição do programa Futuro em Campo, desta vez no município de Ribeirão Cascalheira. A ação contou com a participação de mais de 100 alunos das escolas municipais Dona Antonieta Melges Camargo, Professora Maria do Socorro Luz Reis Leite e da escola particular Centro Educacional Turma da Mônica.

 O programa tem como objetivo aproximar as novas gerações do universo do agronegócio, por meio de visitas nas propriedades rurais e contato direto com o processo produtivo. A edição em Ribeirão Cascalheira foi realizada na Fazenda Três Marias, onde os estudantes puderam acompanhar qual é o passo a passo do cultivo de grãos, conhecer máquinas agrícolas, plantar mudas de árvores e compreender o funcionamento da propriedade.

 Para o vice-presidente Leste da Aprosoja MT, Lauri Pedro Jantsch, o programa é uma ferramenta essencial para criar laços entre o meio urbano e rural. “É muito importante o Futuro em Campo para dar oportunidade de as crianças conhecerem o dia-a-dia dos produtores rurais. Essa é mais uma edição na região leste e também, mais uma fazenda que abre as portas para a Aprosoja MT e contribui para aproximação da cidade com o campo. Isso é muito importante para nós produtores e também, essas crianças que vão ser os futuros profissionais do agronegócio”, destaca.

 A prefeita de Ribeirão Cascalheira, Elza Divina Borges Gomes, pontua que apesar de viverem em uma região produtiva, muitos alunos desconhecem os processos. “É muito importante para o nosso município esse evento, o qual leva os alunos a ter conhecimento do futuro deles, como que esse alimento chega na mesa de todos através das plantações. Eu acho muito interessante, gostei da ideia de estar trazendo os alunos para eles terem conhecimento. Quando chegou a notícia que vinha para esse evento, as crianças ficaram muito felizes, elas adoraram a ideia de vir conhecer coisas novas e diferentes”, afirma.

 Segundo o produtor Clacy Secco, sócio-proprietário da Fazenda Três Marias, realizar as atividades do Futuro em Campo é uma alegria para a família e a equipe. “Recebendo essa juventude nova, mostrando a realidade do que a gente está vivendo aqui no dia a dia, junto com meus colaboradores, todos eles empenhados. Tanto eu, quanto meus irmãos, estamos sentindo a maior alegria em ver essas crianças, esses adolescentes, olhar o que a gente passa e mostrar o futuro para eles, tudo isso eu quero que seja um futuro para esses jovens de hoje conhecendo a nossa realidade aqui”, enfatiza.

 Conforme o delegado coordenador do núcleo de Querência, Anderson Fritzen Frizzo, o programa é essencial para a formação das crianças. “É bom a gente estar mostrando a nossa realidade vivida em campo, que desmistifica muitas coisas, e isso é de fundamental importância para essas crianças, que daqui a alguns anos serão tomadoras de decisão”, acrescenta.

 Para os alunos, a visita foi uma experiência transformadora. A estudante da Escola Municipal Dona Antonieta, Alice Alves Morinigo, conta o que aprendeu sobre a cadeia produtiva. “A gente aprendeu sobre a soja, o milho, as árvores, a sustentabilidade e eu gostei bastante desse projeto, foi uma aventura muito legal e eu vi do começo da plantação como que planta, colhe e manda para a indústria e todos os grãos de milho que saem daqui podem chegar até a China e nos Estados Unidos. Também achei interessante que o que nós comemos, até a bolacha tem adição de derivados de milho e da soja, e também os cosméticos que a gente usa”, explica.

 Já João Pedro Martins da Silva, de 10 anos, da Escola Maria do Socorro, destaca a emoção de estar em uma fazenda pela primeira vez. “Plantamos mudinhas, conhecemos o barracão, as máquinas de agricultura, então eu gostei muito de vir para cá. Vim aqui muito feliz, estava muito ansioso, não via a hora de chegar para conhecer a fazenda”, conta.

 O Futuro em Campo, da Aprosoja Mato Grosso, segue sendo uma ponte entre a sala de aula e a vida no campo, despertando não só o interesse das crianças, mas também o entendimento de que o agronegócio é parte fundamental da economia, da alimentação e do futuro.

Vitória Kehl Araujo - Assessoria de Comunicação (Ascom)

 

Futuro em Campo conecta mais de 100 alunos ao dia a dia de uma propriedade rural

Confira Mais Notícias