Featured

Censo agropecuário prossegue, apesar dos percalços

ÁGUA BOA – Os técnicos do IBGE devem prosseguir com o censo agropecuário em nosso município até o final do mês. A coleta de dados inclui a produção agrícola e todos os aspectos do agronegócio. Equipe do censo do IBGE

A informação é do Coordenador de área do IBGE. Raphael Bispo da Silva disse que a agência local atua com o censo também nos municípios de Nova Nazaré, Nova Xavantina e Campinápolis. O prazo pode ser prorrogado prazo para permitir a finalização dos trabalhos.

Em Água Boa, devem ser visitados 1.156 estabelecimentos agropecuários, em Nova Xavantina, 1.404, em Campinápolis, 729 e em Nova Nazaré, cerca de 250.

Bispo relatou que em diversos casos, os recenseadores foram maltratados pelos produtores rurais. Disse que em um caso específico, um produtor rural de caminhonete, tentou atropelar o agente do IBGE. Ao passar pelo funcionário, o produtor abriu a porta da caminhonete, derrubando o recenseador.

Segundo o boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Polícia, o produtor disse que tinha que quebrar o funcionário do governo, pois o governo também quebra o produtor rural.

Outros produtores se negaram a fornecer qualquer informação ao censo do IBGE. Mesmo assim, vários agentes voltam para visitar e tentar convencer o produtor a fornecer as informações. Segundo Raphael da Silva, os produtores rurais com grandes áreas foram os que mais se negaram a repassar os dados ao IBGE. Em mato Grosso, o IBGE estima a existência de 116 mil estabelecimentos agropecuários.

Confira Mais Notícias