6º Soja in Técnica trouxe novidades em cultivares da oleaginosa
QUERÊNCIA - Quem planta na terra da soja sabe que constantemente precisa estar em busca de novas tecnologias e boas práticas para aumentar a produtividade e a competitividade das lavouras. Por isso, é importante acompanhar as novidades que auxiliam no aumento da produção, na economia e na sustentabilidade. A 6° edição do Soja In Técnica trouxe justamente isso até o produtor. Em um formato especial, o evento ajuda o produtor a agregar conhecimento e qualificação.
Na noite de quinta-feira (24/01) o CTG Pousada do Sul foi palco do Workshop, com diversas palestras sobre os principais assuntos inerentes ao agro. Autoridades do município também participaram do evento, dentre elas o presidente da Câmara de Vereadores Valdenicio Anjos, Vereador Marcos Amorin, Prefeito Fernando Gorgen e Presidente do Sindicato Rural Osmar Frizzo, que foi um dos organizadores do evento.
Abrindo o ciclo de palestras, o Prof. Titular, Dr. em Fitopatologia da Universidade de Rio Verde/GO, Hércules Campos Diniz, falou sobre as doenças da soja, enfatizando as principais doenças que atingem a região, como doenças fúngicas que ocorrem, principalmente na parte aérea, e nematoides, descrito pelo palestrante como ‘inimigo oculto do produtor’.
O assistente técnico da Aprosoja Brasil, Leonardo Minaré falou sobre o trabalho da entidade, que tem buscado reduzir os custos e melhorar atividade do produtor de soja no país, através das ações da Frente Parlamentar da Agropecuária.
O presidente do Sistema Famato, Normando Corral também palestrou na noite de quinta-feira e falou aos produtores sobre a importância da representatividade do agronegócio. Corral falou sobre o posicionamento da Famato diante das decisões políticas, que segundo ele, sempre é em defesa do produtor rural. Na oportunidade, o presidente da Famato acompanhava as ovimentações a cerca da reedição do novo Fethab. que mais tarde foi aprovado com unanimidade pelos deputados na capital de Mato Grosso.
O palestrante João Henrique, Diretor Executivo do Instituto Pensar Agro, falou sobre o cenário político para o Agro pós eleições. Ele destacou que o momento é novo e que o desejo da sociedade como um todo é de mudança.
Já nesta sexta-feira (25) aconteceu o Dia de Campo do 6º Soja In Técnica. O evento teve local na Estação Rural Técnica. Os produtores puderam analisar os trabalhos desenvolvidos nos plots demonstrativos de tecnologias com agroquímicos e ainda receberam uma palestra sobre tecnologia de aplicação, com o professor e doutor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/PR), Rone Batista. Rone explicou que a tecnologia de aplicação não se resume ao ato de aplicar o produto, mas sim na interação entre vários fatores (cultura, praga, doença, planta invasora, produto, equipamento e ambiente) buscando um controle eficiente, com custo baixo e mínima contaminação ambiental.
Osmar Frizzo, presidente do Sindicato Rural de Querência e Thiago Konageski, da Rural Técnica, avaliaram o evento como positivo, tendo contado com a participação em peso dos produtores, apesar do período avançado de colheita da safra.