Adido agrícola do Brasil na Índia, Dalci Bagolin concede entrevista
NOVA DHELI, Índia – Nosso entrevistado de hoje é o agrônomo Dalci Bagolin. Ele atua como adido agrícola do Brasil para a Índia, desde 2.018. O objetivo é ajudar a abrir mercado para os produtos agrícolas brasileiros.
O produto mais importado pela Índia hoje é o óleo de soja brasileiro. Isso possibilita que alguma soja produzida em Água Boa ou no Araguaia acabe sendo esmagada, e virando produto de exportação para a Índia.
Bagolin é Água-boense, tendo morado aqui por muitos anos. O agrônomo também falou sobre a experiência do feijão mungo brasileiro, como possível produto de exportação no futuro.
Bagolin sabe que hoje, alguns produtores de Água Boa já produzem essa variedade de feijão muito apreciada na Ásia e Europa. Em 2.019, o gergelim foi o produto trabalhado pela embaixada brasileira para abrir esse importante mercado asiático.
Dalci Bagolin esteve na Expovale do ano passado, quando encontrou com Marcos da Rosa, de Canarana. Eles discutiram sobre a crescente participação do gergelim nas lavouras da região. A abertura de mercado para a Índia foi finalizada por um processo relativamente curto de seis meses.
Bagolin destacou que a Índia é um grande produtor e exportador do produto, mas nada impede que a safrinha brasileira de gergelim possa colaborar com a balança comercial brasileira. Dalci Bagolin reside em Nova Dheli, Índia.
Ele tem Graduação e Mestrado na Universidade Federal de Viçosa. MBA na Fundação Getúlio Vargas. Dalci é filho de Dalcy Militão Bagolin e Orlandina de Jesus Bagolin (Landa). Morou em Água Boa de 1981 a 2007.
A entrevista completa com o engenheiro agrônomo Dalci Bagolin será apresentada no Repórter Interativo hoje às 12hs 25min.