Featured

Endrigo Dalcin fala sobre a FICO

dalcin arquivo pessoalNOVA XAVANTINA – O presidente do Sindicato Rural, Endrigo Dalcin, participa hoje do Repórter Interativo. O atual presidente do Instituto Soja Livre e ex-presidente da Aprosoja, vai trazer informações sobre a vinda da Ferrovia de Integração Centro Oeste.

Dalcin participou de diversas reuniões convocadas pelo governo Michel Temer para discutir a FICO. Em abril de 2.016, representando a Aprosoja, esteve na China onde acompanhou as primeiras tratativas sobre a ferrovia transcontinental.

De outubro a dezembro de 2.017, participou de novas rodadas de discussão em Brasília, quando a ideia do projeto da FICO sofreu transformação. A partir daí, o foco das negociações foi entregar a obra para uma empresa em troca da concessão de novos trechos ferroviários. dalcin b

Ele lembrou que a Valec iniciou os primeiros estudos sobre o traçado da futura ferrovia. Com o projeto pronto e com licença prévia, faltavam recursos. Sob o governo de Michel Temer, a renovação antecipada de trechos ferroviários tornou possível incluir a FICO no rol de futuras obras. Tarcisio Gomes de Freitas assessor de Temer, virou Ministro no governo Bolsonaro.

Dalcin citou a participação da Aprosoja Mato Grosso, Movimento Pró Logística e AMPA nas negociações que culminaram na contratação de consultoria apontando o caminho para concretizar a ferrovia no Centro Oeste.

Endrigo Dalcin destacou que o Araguaia é um celeiro com enorme potencial por ser a maior fronteira agrícola do Estado. O sindicalista observa que o Araguaia disponibiliza de 3,5 milhões de hectares em pastagens degradadas ou em degradação, que podem ser utilizadas sem necessidade de desmatamento.

Com o novo modelo já concretizado de parceria com a Vale, o Araguaia já sonha com o futuro terminal de carga em Água Boa. “Em poucos anos o trem apitará aqui!”. A economia no frete de transporte será significativa, melhorando os preços dos produtos agrícolas ao produtor.

dalcin cO transporte de insumos também será ofertado a custos menores, viabilizando outra vez os investimentos no campo. Dalcin vislumbra que num futuro próximo, novas áreas hoje degradadas serão recuperadas, aumentando a ocupação da terra, gerando emprego e renda.

Em mãos da iniciativa privada, a obra da FICO será uma realidade em breve. A aposta é que as obras da ferrovia no trecho de Mara Rosa/GO a Água Boa/MT, comecem ainda no primeiro trimestre de 2.021. Significa que muitas novas empresas vão migrar para o Médio Araguaia, impulsionando o desenvolvimento da região.

“Seguiremos em destaque no cenário nacional. Os municípios vão retomar o desenvolvimento, mas será necessário preparação, a fim de colhermos os lucros desse projeto progressista”, finalizou ele.

A reportagem completa hoje no REPÓRTER INTERATIVO, às 12hs 25min.

Confira Mais Notícias