Alguns produtores plantaram no pó e esperam por chuvas
QUERÊNCIA – O presidente do Sindicato rural de Querência informou a ocorrência de chuvas de 50 a 60mm dias atrás em algumas regiões no interior de Querência.
Isso animou alguns produtores a iniciarem o plantio da próxima safra de soja. Porém, Gilmar Wentz disse que depois, as chuvas não prosseguiram e isso pode causar a necessidade de replantio de alguns talhões de lavouras.
Mais de 90% dos produtores ainda não começaram a semeadura. Para esse ciclo, a soja deve ocupar mais de 380 mil hectares em Querência. Os produtores estão otimistas com as previsões da meteorologia, indicando chuvas regulares a partir deste final de semana.
Com isso, a arrancada da semeadura deve ocorrer no pó, isto é, a semente será lançada ao solo a partir de hoje. Com isso, Wentz acredita que a semeadura da soja será dentro da janela ideal para permitir a segunda safra (safrinha) de milho.
A maioria dos produtores preferiu sementes não com ciclo curto, o que coloca a janela ideal de plantio até 25 de outubro, no máximo. O ruralista também disse que os produtores estão comemorando os altos preços tanto a soja quanto do milho.
Isso motiva a classe agrícola para a próxima safra.
Daqui a pouco outras informações no bloco de reportagens da Interativa FM-Querência, às 12hs 30min. Não perca.