Featured

Soja prejudicada pelo veranico

ATUALIZADA DIA 30/01/2018

ÁGUA BOA – A situação das lavouras de soja está sendo estudada passo a passo. A declaração é do engenheiro agrônomo José Luiz Polizelli.

Ele disse que o clima já mudou nos últimos dias, baixando as temperaturas e aumentando a umidade do ar. Salientou que algumas lavouras já contabilizam perdas ainda não estimadas pela Associação dos Engenheiros Agrônomos.

Nos próximos dias os técnicos farão levantamento para verificar a confirmação das perdas em virtude do veranico de janeiro.

 

======================= 

 

 

ATUALIZADA DIA 23/01/2018

 ÁGUA BOA – O esperado veranico voltou a atuar na região. O comentário é do engenheiro agrônomo José Luiz Polizelli. Ele disse que todo ano ocorre o mesmo fenômeno, quando as chuvas são escassas por 10 a 15 dias sempre no mês de janeiro.

Algumas lavouras já estão sendo castigadas, dependendo do manejo e do estágio da planta em cada lavoura. Polizelli observa que em solos arenosos com menor reserva de água, os prejuízos já estão aparecendo, mas ainda não são estimados pela Associação de Engenheiros Agrônomos.

Grande parte das lavouras de soja estão no período reprodutivo e prováveis prejuízos agora, serão irreversíveis, mesmo que volte a chover logo. Como profissional, o agrônomo destaca que é preciso melhorar a estrutura produtiva para que as lavouras fiquem menos vulneráveis ao veranico.

O técnico ressaltou que não se pode culpar o clima, mas sim, planejar um manejo mais adequado das lavouras pode evitar os prejuízos. Polizelli disse que as previsões indicam o retorno das chuvas a partir desta quarta-feira na região.

 

====================

 

ATUALIZADA DIA 04/12/2017

ÁGUA BOA – As constantes chuvas dos últimos dias atrasaram a finalização da semeadura da soja no município. A informação é do engenheiro agrônomo José Luiz Polizelli. Ele disse que cerca de 95% das lavouras já foram semeadas no atual ciclo.

A janela ideal para plantar a oleaginosa está acabando. O restante das lavouras deve ser plantado ainda nesta semana. Polizelli disse que devem ser plantados cerca de 160 mil hectares com soja, segundo levantamento da Associação dos Engenheiros Agrônomos.

As lavouras já plantadas estão com ótimo desenvolvimento. Quanto à notícia de chuvas intensas nessa semana na região, ele orienta visitas constantes às lavouras para detectar possíveis pragas e doenças.

 

=================

 

Atualizada dia 27/11

ÁGUA BOA – Cerca de 80% das lavouras já foram semeadas com soja no atual ciclo. A informação é do engenheiro agrônomo José Luiz Polizelli. Ele disse que os trabalhos prosseguem aceleradamente, devido à janela ideal do plantio estar próxima do fim.

Polizelli salientou que a soja deve ser plantada até o final do mês, no máximo até o começo de dezembro. Estão sendo esperados cerca de 160 mil hectares com soja para o atual ciclo.

 

=============== 

 

ATUALIZADA 21/NOV

ÁGUA BOA – Cerca de 65% das lavouras já foram semeadas com soja para o atual ciclo. A informação é do engenheiro agrônomo José Luiz Polizelli. Os agrônomos acreditam que serão plantados cerca de 160 mil hectares com a oleaginosa no município. 

A janela ideal para plantar soja vai até o final do mês. Quanto às lavouras já semeadas, Polizelli observa que ao desenvolvimento vegetativo está dentro do normal.

Ele aconselha aos produtores rurais que promovam aplicações preventivas de fungicida para evitar o surgimento da ferrugem asiática.

O agrônomo destaca ainda que as chuvas estão sendo registradas em todas as partes do município, o que é benéfico para a agricultura e para a pecuária.

Se as condições climáticas forem favoráveis, ele acredita que serão colhidas acima de 50 sacas de soja por hectare.

 

======================

PUBLICADA EM 06/11

José Luiz PolizelliÁGUA BOA – Depois das primeiras chuvas, os agricultores iniciaram o plantio da soja no município. O agrônomo José Luiz Polizelli acredita que devem ser plantados cerca de 160 mil hectares com a oleaginosa.

Como em algumas regiões choveu mais, o plantio começou na semana passada e agora, os trabalhos serão acelerados. O custo do hectare varia de R$ 1.500,00 a R$ 2.00,00. A semeadura da soja já está ocupando de 5% a 10% da área total.

Polizelli confirmou que neste mês, as chuvas podem ficar abaixo da média, mas a tendência é de que doravante, as chuvas normalizem.

Confira Mais Notícias