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Conheça o projeto da FICO

ÁGUA BOA – A ENEFER Projetos e Engenharia do Rio de Janeiro já está instalada com escritórios em Água Boa, Cocalinho e Lucas do Rio Verde/Mato Grosso, e também em Crixás, Goiás. A empresa vai gerenciar e fiscalizar as futuras obras da Ferrovia de Integração Centro Oeste. A informação partiu do engenheiro residente da ENEFER de Água Boa. Reinaldo Schuk

informou que a presença da empresa de projetos é para fiscalizar as contratadas na execução das obras da ferrovia. De Campinorte/Goiás até Água Boa, a ferrovia foi dividida em 5 lotes. Segundo Schuk, o traçado da ferrovia passará há cerca de 1km da cidade de Cocalinho, prevendo a construção de uma ponte rodo-ferroviária sobre o rio Araguaia. Depois, a ferrovia passará em paralelo à rodovia MT-326 rumo a Água Boa. Porém, a ponte ferroviária sobre o rio das Mortes será construída há cerca de 15 quilômetros rio abaixo de onde hoje está situada a região da balsa, entre Nova Nazaré e Cocalinho.

 

ÁGUA BOA – O pátio com terminal de embarque/desembarque de trens no município de Água Boa será construído há cerca de 2 quilômetros da Penitenciária Regional Major Zuzi, no interior do município, no Km 380 da Ferrovia. A informação é do engenheiro da ENEFER Engenharia. Nesse local de encontro da ferrovia com a BR-158, será construído um viaduto sobre a rodovia, permitindo a passagem superior do trem. Segundo Reinaldo Schuk, o pátio do terminal ferroviário terá cerca de 36 hectares de área para carga/descarga e construção de armazéns. A pista de acesso para caminhões será asfaltada. A estrutura será construída à margem esquerda da BR-158 no sentido de Água Boa para Canarana, 2km antes da penitenciária. Dali, a ferrovia seguirá rumo a Canarana, passando pelo córrego Canastrão e de lá até o córrego Pacuneiro, já no município de Gaúcha do Norte.

 

ÁGUA BOA – O engenheiro da ENEFER Engenharia informou que no mês de março, deverá ser lançado o edital para a contratação de empresas que farão a construção da Ferrovia de Integração Centro Oeste, FICO. As empresas poderão iniciar as obras da ferrovia logo após os trâmites burocráticos. Reinaldo Schuk acredita que isso pode ocorrer ainda ao longo desse ano. Para o município de Água Boa está prevista ainda a instalação de uma fábrica de dormentes, as estruturas que são usadas na construção da linha férrea. Conforme o engenheiro, a construção da ferrovia não terá necessidade de sair do quilômetro 0 em Campinorte/GO, mas vários trechos podem receber as obras ao longo dos 5 lotes até Água Boa. Toda essa fiscalização do serviço ficará por conta da ENEFER. O total a ser investido nos 1.040 quilômetros, de Campinorte a Lucas do Rio /Verde é de 4,1 bilhões.

 

ÁGUA BOA – A Ferrovia de Integração Centro Oeste terá em Campinorte/GO, o intercâmbio com a Ferrovia Norte Sul. Isso permitirá que produtos do centro-oeste sejam facilmente levados aos portos do norte e do sudeste. Em Água Boa, o terminal ferroviário será basicamente destinado para embarque de soja, milho, fertilizantes e cargas gerais, com previsão de movimentação de até 12 milhões de toneladas ao ano. Em Lucas doa Rio Verde, o terminal ferroviário será da mesma capacidade, segundo o projeto original da VALEC.

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