Água Boa - MT,

Escolas públicas municipais participam da Segunda Avaliação da Fluência em Leitura

Escolas publicas municipais participam da Segunda Avaliacao da Fluencia em LeituraÁGUA BOA - No período de 06 a 23 de setembro, nas escolas públicas do estado do Mato Grosso, ocorre a segunda avaliação da Fluência em Leitura, em regime de colaboração com os municípios do estado, visando à melhoria da aprendizagem durante os anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase na alfabetização de crianças.

Essa avaliação busca aferir a fluência em leitura do código alfabético da Língua Portuguesa, dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública. Isso significa avaliar o processo de alfabetização através da velocidade, precisão e clareza na leitura e entonação das palavras e textos lidos, entendendo que a fluidez no ato de decodificar palavras e símbolos sinaliza uma melhor compreensão do texto e da internalização de seu conteúdo.

Em Água Boa, participam as escolas públicas municipais que ofertam o 2º ano do Ensino Fundamental. Uma força tarefa está sendo realizada entre todos os profissionais da Educação que atuam nesta modalidade, para verificação do aprendizado dos alunos. A aplicação ocorre individualmente e em um espaço tranquilo e acolhedor onde permanecem apenas o aplicador/professor e o estudante.

Como etapas para realização da avaliação, o aluno realiza a leitura de um conjunto de palavras e outro de pseudopalavras, um texto narrativo e perguntas sobre compreensão de texto, com o tempo cronometrado.

Após, serão divulgados os resultados e socializados com as comunidades escolares para realizações de planejamentos e ações pedagógicas a partir das análises dos dados coletados. (Ascom)

Confira Mais Notícias