Featured

1º Dia de Conscientização sobre o trânsito

ÁGUA BOA – Nesta quarta-feira (21/09) aconteceu o 1º Dia de Conscientização sobre o trânsito, no entorno da EMEI Cantinho da Alegria. O projeto foi idealizado pelo estagiário Luiz Carlos Pinto, acadêmico em pedagogia.
Luiz Carlos diz que optou por um projeto voltado a conscientização do trânsito visando a educação, conscientização e acima de tudo a segurança das crianças. Segundo ele, é necessário possibilitar o acesso da criança as noções básicas do trânsito, visualizando os cuidados que devem ter, conscientizálos que a imprudência no trânsito pode levar pessoas a morte.
As crianças devem ter acesso, por meio de atividades variadas, a identificação do que é trânsito e o que o compõe. Desde pequenos devem desenvolver os hábitos de um pedestre e futuro condutor consciente.
A escola deu apoio e suporte para o projeto, que também contou com a participação do Rotaract, que distribui panfletos educativos em frente a escola.
Estamos na Semana Nacional do Trânsito, e alguns cuidados simples podem fazer toda diferença: respeite a sinalização; use cinto de segurança; não dirija falando ao celular; não estacione e local proibido; respeite o pedestre; use os itens de segurança (cinto / capacete); cuidade com as crianças (use a cadeirinha); se beber, não dirija!
Todos devem fazer sua parte para a segurança e paz no trânsito.
Balanço
Em 2015, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas, o Brasil apresentou uma taxa de 23,4 mortes para cada 100 mil habitantes – quarto pior desempenho do continente. Por isso, apesar dos avanços na legislação e na regulamentação, essa problemática continua sendo alvo dos esforços do governo federal.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, responsável pela fiscalização nas estradas em todo o País, em 2015 foram registrados 122.186 acidentes, com 90.278 feridos e 6.870 mortes.
De janeiro a junho de 2016, foram registrados 3.166 óbitos. Uma queda de 6,77% comparada ao mesmo período de 2015. Com 48.658 acidentes totalizados no primeiro semestre do ano, houve uma redução de 31% das ocorrências, em relação ao ano passado, quando a PRF contabilizou 71.544. (Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério dos Transportes)

Confira Mais Notícias