Featured

Prefeito Fernando Gorgen leva demandas do município ao Presidente Jair Bolsonaro

BRASÍLIA - Na tarde desta quinta-feira (28), o prefeito do município de Querência Fernando Gorgen se reuniu com o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e com o Ministro da Secretaria de Governo, o general de Exército da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz. O senador Wellington Fagundes também participou da reunião com as lideranças.

Na oportunidade, o prefeito apresentou ao ministro e ao presidente as demandas do município de Querência. Gorgen cobrou o asfaltamento e melhorias nas BRs 158, 242 e 080, fundamentais para escoamento da produção, desenvolvimento econômico e progresso do Estado de Mato Grosso e do Brasil.

Considerado um importante corredor de logística para a escoação da produção regional, a BR-242 conta com mais de 600 km, interligando os municípios de Sorriso, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Paranatinga, Itanhangá, Canarana, Gaúcha do Norte, Querência e Brasnorte, sendo que destes, quase 300 km ainda estão sem asfalto.

A importância da conclusão das obras da BR 242 e 080 para produtores e a população em geral, pois vai desde aumento na competitividade dos produtos no mercado interno e externo, segurança de quem transporta e diminuição dos custos de frete e do produto quando chega para o cidadão, contribuindo para diminuição da inflação no Brasil.

Outro assunto de extrema importância, apresentado pelo prefeito ao presidente e ao ministro, é a questão dos embargos ambientais nos projetos de assentamentos do município. Os produtores familiares há muito tempo esperam a solução deste problema, que passa por um jogo de “joga de empurra” quanto a responsabilidade de fiscalizar os levantamentos e promover o desembargo, com base no novo código ambiental que anistia assentamentos criados até 2008, de áreas da União invadidas, que é o caso dos assentamentos do município de Querência.

Isso porque o novo código florestal suspende e anula as penalidades aplicadas, antes de 22 de julho de 2008, contra quem desmatou a Reserva Legal (RL), Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de uso restrito. Diante disso, para pedir a suspensão das multas, os produtores rurais registraram suas terras no Cadastro Ambiental Rural (CAR), banco de dados responsável por armazenar informações ambientais sobre as mais de cinco milhões de propriedades rurais do País.

Além disso, os produtores aderiram aos Programas de Regularização Ambiental (PRA), que estipula quando e como será feira a recuperação ou compensação da área desmatada.

Uma vez apresentados assuntos tão importantes, a expectativa é de que o governo federal se sensibilize e colabore para a solução destes problemas, que afetam diretamente a economia do município e da região.

O prefeito retorna ao município neste fim de semana, onde deve participar da abertura oficial do Querência Folia 2019.

Confira Mais Notícias