Crise na Safra: Vereadores cobram ações do Ministério da Agricultura
ÁGUA BOA - Indicação apresentada na Sessão Ordinária de segunda-feira (05/02), o Vereador José Ari Zandoná (UNIÃO BRASIL), em coautoria com os Vereadores: Adelar Fusinato (UNIÃO BRASIL); Agnaldo Lansoni (UNIÃO BRASIL); Heronides Silveira Junior (PL) e Lisiani Maria Luz Figueiró (UNIÃO BRASIL) encaminharam, após aprovação do plenário, expediente a Carlos Henrique Baqueta Fávaro, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.
Os vereasdores solicitam a intervenção do Governo Federal a fim de minimizar a inadimplência dos produtores rurais, em razão da previsível perda de crédito em função da frustração da safra agrícola 2023/24.
Como justificativa, os vereadores destacam que, com o início das colheitas, o cenário de frustação de safra tem se mostrado assustador, com produtividades de 10 a 20 sacas de soja por hectare, quando a produtividade normal do município é de 60 sacas por hectare. Com base neste cenário, solicitam a tomada de medidas, visando reduzir a crise.
Justificam que mesmo com safras normais nos últimos anos, os produtores anualmente necessitam realizar novos investimentos para não perder a competitividade. Além disso, muitos têm contratos de vendas antecipadas de grãos para cumprir, além de arrendamentos, parcelas de financiamentos bancários e pagamento de fornecedores, neste contexto, muitos produtores rurais têm reportado dificuldades em cumprir seus compromissos.
Nesta perspectiva, a economia local e regional será severamente afetada, razão pela qual, os vereadores reforçam a necessidade de intervenção do governo federal, visando amenizar a situação. (Ascom)
