Codema quer assumir licenças ambientais
ÁGUA BOA - Prefeitos e assessores do Consórcio Regional de Desenvolvimento do Médio Araguaia se reuniramna 3ª feira, 3/06, em nossa cidade. Na ocasião, os mandatários discutiram a descentralização dos projetos ambientais para o Consórcio, proposto pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A prefeita que preside o Codema, Railda de Fátima Alves, de Nova Nazaré, informou que a SEMA queria incialmente que os municípios assumissem esse ônus. A liberação das licenças ambientais pelo Codema diz respeito a pequenos empreendimentos que necessitam de licença ambiental.
Os prefeitos concordaram em assumir este serviço. Segundo o vice-presidente do Codema, pref. Gilmar Wentz de Querência, o Consórcio vai estruturar este setor, formatando o Regimento Interno, a contratação posterior dos técnicos e outros detalhes. Será o primeiro Consórcio a assumir de fato a descentralização ambiental em Mato Grosso. Citou que alguns dos projetos ambientais a serem liberados dizem respeito a lava-jato, extração de areia, tanques de combustíveis,entre outros. “Ganha-se agilidade. Os grandes empreendimentos permanecerão com a SEMA”.
- O Consórcio Regional de Desenvolvimento do Médio Araguaia conta atualmente com R$ 409 mil em caixa. O Codema tem também R4 153 mil reais em haver dos municípios consorciados. O balanço parcial foi apresentado na reunião da qual participaram prefeitos e representantes de Nova Nazaré, Cocalinho, Ribeirão Cascalheira, Canarana, Querência, e de Água Boa. Além disso, o Codema está encaminhando a formatação de convênio com a SEMA para elaboração de um Plano Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos para contemplar os municípios consorciados. (Inácio Roberto)