Featured

CPI dos Climatizadores chega ao final

Erik RodrigoÁGUA BOA - Na sessão do dia 05 de outubro a Câmara Municipal aprovou o relatório da CPI dos Climatizadores. Após 81 dias de trabalho a comissão presidida pelo vereador Erik e que teve como relator o vereador Fernando Galle; vice-presidente Vereadora Eva e membros, vereadores Jonathan Silveira e Gilnei Macari, ouviu várias pessoas, dentre elas diretores de escola; ex-secretário municipal de educação, Edilson Spenthof; sócia proprietária da empresa vencedora da licitação, Da. Lúcia, dentre outros. Eles contribuíram para chegar ao relatório final do relator, vereador Fernando Galle.
Para o vereador Erik Rodrigo (foto), o ponto forte da CPI dos Climatizadores foi a união da Comissão, que num clima extremamente cordial, levou a termo o trabalho. Ressalta também que o fato de terem sido amparados por um laudo realizado pelo IPC (instituto de Pesquisas Científicas) de Campo Grande-MS, empresa de reconhecida idoneidade e competência, serviu para dar credibilidade ao trabalho da CPI. Ficou comprovado que os maiores problemas são relacionados ao risco a que estão expostas as crianças quando o climatizador está ligado na sala de aula. Segundo Erik, os ruídos chegam a 72 decibéis, muito acima dos 50 decibéis recomendados pela OMS, podendo levar a distúrbios psiquiátricos, comprometimento da audição e estresse, podendo causar inclusive problemas cardíacos. As más instalações como, por exemplo, em janelas de vidro, foram outros problemas identificados pelo IPC e que corroboram para o mau funcionamento dos aparelhos.
Segundo o Presidente da CPI, o relatório e todo o material colhido tanto documental quanto dos depoimentos serão encaminhados ao Ministério Público Estadual que após analisá-los, decidirá se oferecerá denúncia. Segundo o edil, foram gastos R$ 319.300,00 reais na compra dos climatizadores com dinheiro público, "e infelizmente, o problema do calor permanece", concluiu o vereador Erik. (Assessoria)

Confira Mais Notícias